O site Probabilidades no Futebol, do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), alterou as probabilidades de rebaixamento do América na Série A do Campeonato Brasileiro e de acesso do Vitória na Segunda Divisão. O portal apontava o Coelho matematicamente rebaixado e o Leão assegurado na elite do futebol nacional de 2024. Agora, o time mineiro tem 99.9996% de risco de queda, enquanto a equipe baiana possui 99.9999% de chance de jogar a Série A no ano que vem.
O professor Gilcione Nonato Costa, da UFMG, explicou ao No Ataque o motivo da alteração. “As probabilidades são calculadas por meio milhões de simulações. E, por uma questão de discretização, as probabilidades menores do que 0.0005% são aproximadas para 0%”, disse. “No ano passado, quando o Cruzeiro estava disputando a Série B, este fenômeno também ocorreu. A gente colocou 100% para o Cruzeiro subir e depois ajustamos. Essas probabilidades são aproximadas”, acrescentou.
O América é o último colocado da Série A, com 21 pontos, 16 a menos em relação ao Cruzeiro, primeiro clube fora da zona de rebaixamento. O Coelho pode ser rebaixado já na próxima rodada. “A situação do América é muito crítica. Mesmo que vença todas as partidas daqui para frente, ele ainda tem altíssimo risco de ser rebaixado. Ele dependeria de uma combinação de resultados improváveis para se salvar. O América já está virtualmente rebaixado, porque é improvável que vença todas as partidas e que ocorra a combinação que ele precisa”, disse Costa.