TRE trabalha com foco nas eleições municipais

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) instalou nessa quarta- -feira, 29, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE), para as eleições municipais de 2024.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) instalou nessa quarta-feira, 29, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE), para as eleições municipais de 2024. A Comissão, que foi instituída pela Resolução nº 1.271/2024, tem como responsabilidade o planejamento, definição da organização e condução dos trabalhos relativos às Auditorias de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, que compreendem o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas e Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais.

Ao abrir a reunião o desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, presidente do TRE, desejou que os trabalhos relativos a atuação da CAVE, nas eleições de 2024, ocorram de forma tranquila. O desembargador Ramom Tácio de Oliveira, vice-presidente e corregedor regional eleitoral, que em alguns dias assumirá a Presidência do TRE, ressaltou a importância da retidão e integridade do processo eleitoral. “A CAVE existe para dar transparência ao processo eleitoral”, enfatizou.

A comissão é presidida pelo juiz auxiliar da Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral, Paulo Roberto Maia Alves Ferreira. Também integram a CAVE a Juíza Auxiliar da Presidência, Roberta Rocha Fonseca, na função de vice-presidente, o titular da Secretaria de Eleições, Pablo Aragão Lima, como coordenador e mais oito servidoras e servidores da Secretaria do Tribunal. Na oportunidade, foram relatadas as ações iniciais já realizadas para o efetivo funcionamento da Auditoria da Votação Eletrônica.

Os trabalhos da Comissão poderão ser acompanhados e fiscalizados por várias entidades, tais como: partidos políticos, federações, coligações, Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Controladoria-Geral da União, Polícia Federal, Tribunal de Contas da União, entre outras.

SOBRE AS AUDITORIAS – Duas auditorias serão realizadas nos dias do 1º e 2º turno (se houver): o teste de integridade das urnas e o teste de autenticidade dos sistemas. O sorteio para definir as urnas que serão submetidas às auditorias acontecerá na véspera de cada dia de votação, ou seja, nos dias 5 de outubro (véspera do 1º turno) e 26 de outubro (véspera do 2º turno).

No Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas é verificado o funcionamento das urnas eletrônicas, em condições normais de uso. Tem por objetivo comprovar a segurança e a confiabilidade do sistema informatizado de votação. O Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais é realizado no dia da votação, na própria seção eleitoral, antes do início da votação. Todas as normas sobre os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação estão previstas na Resolução TSE nº 23.673/2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Emenda que amplia salário será votada
Emenda que amplia salário será votada
Presidente da Amams é homenageado pela AMM
Presidente da Amams é homenageado pela AMM
Prefeitura entrega certidões de regularização fundiária urbana
Prefeitura entrega certidões de regularização fundiária urbana
Governo aumenta reajuste salarial para 4,62%
Governo aumenta reajuste salarial para 4,62%
Cidade terá programa Governança Corporativa
Cidade terá programa Governança Corporativa
Projeto prevê proteção à mulher vítima de violência
Projeto prevê proteção à mulher vítima de violência
Montes-clarense assume o TSE pela segunda vez
Montes-clarense assume o TSE pela segunda vez
Prefeitura presta contas na Câmara
Prefeitura presta contas na Câmara
Zema exalta posse de montes-clarense no TSE
Congresso destaca apoio do Governo às prefeituras
Estado apresenta soluções inovadoras para municípios
Vereadores pedem fim do lixão no bairro Canelas
Deputada do PL vai assumir Secretaria no governo Zema
TRE trabalha com foco nas eleições municipais
Último FPM de maio tem aumento de 20%
Deputados aprovam revisão dos salários para servidores
PC alerta para notícias falsas sobre carteira de identidade
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Polícia Civil lança site sobre desaparecimento de pessoas
Polícia de Meio Ambiente lança Operação “Curupira”
Forças de segurança protestam por reajuste