[views count="1" print="0"]

TRE trabalha com foco nas eleições municipais

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) instalou nessa quarta- -feira, 29, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE), para as eleições municipais de 2024.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) instalou nessa quarta-feira, 29, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE), para as eleições municipais de 2024. A Comissão, que foi instituída pela Resolução nº 1.271/2024, tem como responsabilidade o planejamento, definição da organização e condução dos trabalhos relativos às Auditorias de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, que compreendem o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas e Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais.

Ao abrir a reunião o desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, presidente do TRE, desejou que os trabalhos relativos a atuação da CAVE, nas eleições de 2024, ocorram de forma tranquila. O desembargador Ramom Tácio de Oliveira, vice-presidente e corregedor regional eleitoral, que em alguns dias assumirá a Presidência do TRE, ressaltou a importância da retidão e integridade do processo eleitoral. “A CAVE existe para dar transparência ao processo eleitoral”, enfatizou.

A comissão é presidida pelo juiz auxiliar da Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral, Paulo Roberto Maia Alves Ferreira. Também integram a CAVE a Juíza Auxiliar da Presidência, Roberta Rocha Fonseca, na função de vice-presidente, o titular da Secretaria de Eleições, Pablo Aragão Lima, como coordenador e mais oito servidoras e servidores da Secretaria do Tribunal. Na oportunidade, foram relatadas as ações iniciais já realizadas para o efetivo funcionamento da Auditoria da Votação Eletrônica.

Os trabalhos da Comissão poderão ser acompanhados e fiscalizados por várias entidades, tais como: partidos políticos, federações, coligações, Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Controladoria-Geral da União, Polícia Federal, Tribunal de Contas da União, entre outras.

SOBRE AS AUDITORIAS – Duas auditorias serão realizadas nos dias do 1º e 2º turno (se houver): o teste de integridade das urnas e o teste de autenticidade dos sistemas. O sorteio para definir as urnas que serão submetidas às auditorias acontecerá na véspera de cada dia de votação, ou seja, nos dias 5 de outubro (véspera do 1º turno) e 26 de outubro (véspera do 2º turno).

No Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas é verificado o funcionamento das urnas eletrônicas, em condições normais de uso. Tem por objetivo comprovar a segurança e a confiabilidade do sistema informatizado de votação. O Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais é realizado no dia da votação, na própria seção eleitoral, antes do início da votação. Todas as normas sobre os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação estão previstas na Resolução TSE nº 23.673/2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Prefeitura promove oficina da natureza
Prefeitura promove oficina
Prefeitos se reuniram para instalação de consórcio
Prefeitos se reuniram para instalação de consórcio
Audiência discutiu criação de blocos regionais de saneamento
Audiência discutiu criação de blocos regionais de saneamento
Vereador chama atenção para apagão natalino
Vereador chama atenção para apagão natalino
Projeto Minas Pela Infância apoia municípios em políticas públicas
Projeto Minas Pela Infância apoia municípios em políticas públicas
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG
Operação Natalina reforça segurança em todo o comércio de MOC
CDL e PM lançam Operação Natalina no hipercentro
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca
Deputado provoca quebra-quebra na Câmara
TSE realiza cerimônia de entrega de prêmios nesta quarta
Infraestrutura lidera pauta de requerimentos aprovados
Câmara Municipal homenageia o North Esporte Clube com medalha
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
ALMG Sanciona Observatório Violência Mulher Minas
DPMG realiza 1ª reunião do Comitê Gestor do SOLAR
Montes Claros recebe encontro regional do PL nesta sexta-feira
Curso de Cinema da Unimontes celebra produções de alunos
Trem Ouro Preto/Mariana pode voltar 
Governo Federal reconhece situação de emergência pela seca
IFNMG homenageado pela Câmara de Montes Claros
Prefeitura promove oficina