LOGO NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS
[views count="1" print="0"]

Téo Azevedo recebe homenagem do IHGMC

Escritores - historiadores - jornalistas e poetas do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros (IHGMC.) celebraram sábado 24/ 05, as memórias de Téo Azevedo, artista alto-belano que se tornou famoso por disseminar a cultura popular nas principais emissoras de rádio e televisão do País.

Escritores – historiadores – jornalistas e poetas do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros (IHGMC.) celebraram sábado 24/ 05, as memórias de Téo Azevedo, artista alto-belano que se tornou famoso por disseminar a cultura popular nas principais emissoras de rádio e televisão do País.

O evento que promoveu à homenagem, foi conduzida pelo o presidente do IHGMC. escritor José Francisco Lima Ornelas e a escritora Mara Yanmar Narciso, ambos acompanhados pela a ilustre Lola Chaves. A programação do evento incluiu as “palinhas” dos cantores Luciano Pacco e Nillo Rocha Sanfoneiro – um verdadeiro show.

Na sequência, o repentista Carlos Azevedo – sobrinho de Téo Azevedo – externou o sentimento de união que o tio – ilustre – tinha pela família Azevedo. Ele citou ainda a capacidade de Téo articular as palavras, e como conquistou a admiração de artistas famosos como: Rolando Boldrin; Sérgio Reis; Inezita Barroso; Bobby Keys do grupo Rolling Stones, Carlos Drummond de Andrade, Luiz Gonzaga, entre outros.

Carlos Raniere Azevedo, também discorreu sobre a vida dura da Dona Clemência e de seu “seu” Teófilo (Tiófo) pra criar os filhos, principalmente Dona Clemência que ficou viúva muito cedo. Citou impossibilidade de os filhos frequentarem a escola durante a infância, porém, isso não diminuiu a admiração que Téo Azevedo tinha pelas palavras.

Carlos Azevedo enfatizou as dificuldades financeiras que o “seu tio” Téo Azevedo enfrentou, devido ao vício com as jogatinas de baralho e como eles peregrinavam pelas feiras dos bairros e centro de São Paulo para vender seus cordéis.

Depois foi a vez da viúva Lola Chaves cantar “Ternos Pingo de saudades” ao som do acordeom de Nillo Rocha Sanfoneiro, logo, sem muito detalhes – de forma categórica discorreu a sua vida com o Téo Azevedo, lembrou da satisfação da posse dele no Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros.

Lola Chaves revelou um dos ressentimentos do Téo Azevedo – o fato de nunca ter sido convidado para apresentar nas Exposições Agropecuária de Montes Claros. Com toda razão” Téo Azevedo era muito mais original para esses tipos de eventos”, destacou.

Ao finalizar, sua sobrinha Raquel Souto Chaves exteriorizou a sua satisfação de estar naquela tarde de cultura. – “Hoje aprendi muito com todos vocês”, diz. Para o escritor, historiador – membro do IHGMC, Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas e colunista literário José Ponciano, Téo Azevedo foi um grande conhecedor da cultura, história e geografia – transformou esse conhecimento em versos que encantou todo País e o mundo – basta tomar conhecimento dos prêmios internacionais que ele conquistou. Ao entender as letras que tanto me cativam, é uma dádiva. A principal função do Téo Azevedo, era, acima de tudo, disseminar a cultura do “repente” na sociedade.

Cantor e compositor Téo Azevedo, de Alto Belo, município de Bocaiúva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Festas de Agosto têm extensa programação neste final de semana
Festas de Agosto têm extensa programação neste final de semana
Festas de Agosto movimentam Montes Claros com seus ternos de folias
Festas de Agosto movimentam Montes Claros com seus ternos de folias
Terceira Feira acontecerá em Diamantina no próximo mês
Terceira Feira acontecerá em Diamantina no próximo mês
Grupo Surubim e os Pocomã se apresenta nas Festas de Agosto
Grupo Surubim e os Pocomã se apresenta nas Festas de Agosto
III Cavalgada realizada em São Romão no final de semana
III Cavalgada realizada em São Romão no final de semana
MovCEUs: 13 veículos já entregues em todo o país
MovCEUs: 13 veículos já entregues em todo o país
Festas de Agosto começam nesta terça
Festas de Agosto começam nesta terça
Museu Regional abre exposição “Ventos Ancestrais: Tecendo Histórias”
Museu Regional abre exposição “Ventos Ancestrais: Tecendo Histórias”
Projeto torna as Festas de Agosto patrimônio imaterial
Januária recebe o espetáculo gratuito ‘O amor possível’
Artesãos de Maria da Cruz já podem obter carteira gratuita
Secretaria promove Festival de Cinema a partir de quinta-feira
Campanha Vire Carranca mobiliza população da bacia do Velho Chico
MPMG lança concurso de cartuns ‘Educação, Justiça e Arte’ para alunos
Cimams realiza oficina sobre a Lei Aldir Blanc
Téo Azevedo recebe homenagem do IHGMC
Cruzeiro assimila o passado para tentar avançar na Sul-Americana
América defende invencibilidade em casa
Exportações enfrentam queda em faturamento e volume
Simulado do Enem garante vaga em universidades públicas
Sisema discute áreas prioritárias