Taiobeiras é uma cidade com cerca de 33 mil habitantes no centro da microrregião do Alto Rio Pardo, Norte de Minas, com economia diversificada e forte, que também é destaque regional em saúde. Nos últimos anos, a cidade vem se consolidando como polo de confecção, principalmente no setor de lingerie, moda praia e equipamentos de segurança, com a criação e o fortalecimento da Associação Moda íntima e Praia de Taiobeiras (Amip).
O setor vem ganhando importantes investimentos, como a criação da Escola da Moda em 2021, focada no chão de fábrica (operador de máquina, costura reta, confecção de lingerie, corte e modelagem), e de qualificação para gerente e gestores, nas áreas de venda, marketing, designer de moda entre outros; e a criação da Ferap Moda, feira regional que impulsiona o setor na região. Hoje, as empresas locais vendem lingerie para mais de 15 estados e EPI para todo o Brasil e alguns países da América Latina e África.
Visando incentivar o crescimento do setor, a Prefeitura de Taiobeiras, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico lançou, o Projeto Quarteirão da Moda. Ele é integrado por duas etapas: a primeira etapa é composta na instalação de 20 empresas do setor de lingerie, por lojas e fábricas juntas; duas praças com espaços instagramáveis e estacionamentos; e construção da Escola da Moda com espaço para eventos.
O investimento total será de R$ 5,572 milhões na construção da Escola da Moda e Centro de Convenções e mais R$ 1,8 milhão para pavimentação de ruas e construção de praças, recursos articulados pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD). A segunda etapa é a expansão da primeira, com instalação de mais 20 empresas, diversificando o setor da moda (confecção, calçados, bolsas entre outros) e tem o foco em atração de investimentos para o setor de moda, contemplando confecções e seus fornecedores.
Taiobeiras foi reconhecida pelo Estado de Minas Gerais como Arranjo Produtivo Local de Lingerie em outubro de 2021. “Nos últimos anos o setor de confecção está ganhando força e destaque e o projeto do Quarteirão da Moda vem para ‘virar a chave’ do desenvolvimento do setor”, diz o prefeito Denerval Germano.
“Taiobeiras vem trabalhando no fomento ao setor há 10 anos e nesses anos evoluímos muito com o apoio do Sebrae, Fiemg, Codevaf, Banco Do Nordeste, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ministério da Integração Nacional, Sindvest Norte, o deputado federal Delegado Marcelo Freitas e do senador Rodrigo Pacheco e breve nossa região será um importante polo do setor de confecção no Brasil”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico Kênnedy Corrêa.