[views count="1" print="0"]

Sisema discute áreas prioritárias

A áreas prioritárias para segurança hídrica no estado de Minas Gerais foi o tema abordado na 35ª edição do Sistema Consciência, que foi ao ar pelo canal do You tube do Meio Ambiente. Dando sequência ao programa que abordou os aspectos científicos gerais presentes na construção do Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH), esta edição especial teve o objetivo de apresentar a metodologia adotada e resultados obtidos no processo de definição de áreas prioritárias do PMSH.

A áreas prioritárias para segurança hídrica no estado de Minas Gerais foi o tema abordado na 35ª edição do Sisema Consciência, que foi ao ar pelo canal do You tube do Meio Ambiente. Dando sequência ao programa que abordou os aspectos científicos gerais presentes na construção do Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH), esta edição especial teve o objetivo de apresentar a metodologia adotada e resultados obtidos no processo de definição de áreas prioritárias do PMSH.

O evento contou novamente com a participação de Carlos Bortoli, coordenador geral do Plano Mineiro de Segurança Hídrica, do Consórcio Profill/Engecorps, e do coordenador executivo, Leonardo Mitre. Bortoli abordou, inicialmente, os aspectos gerais relativos ao PMSH, passando em seguida à apresentação das áreas prioritárias, de acordo com os eixos do Plano. Segundo o coordenador geral, o processo de definição de tais áreas se deu a partir dos resultados de etapas anteriores, com adequações decorrentes de solicitações do Comitê Gestor e a realização futura de oficinas públicas.

A priorização foi feita de forma estruturada para cada tema dentro dos eixos, sendo: eixo 1 – conservação e restauração; eixo 2 – fontes superficiais e fontes subterrâneas; e eixo 3 – abastecimento, esgotamento e eventos extremos de cheias. Carlos Bortoli apresentou ainda critérios, aspectos, mapas e resultados da priorização para o eixo 1.

Em seguida, Leonardo Mitre apresentou a construção semelhante feita para os eixos 2 e 3. Por fim, o coordenador executivo do Plano mostrou o trabalho de agregação de todos os critérios e indicadores em um índice de segurança global, que tem por objetivo a obtenção de uma única priorização que abrange todas as temáticas do estudo.

Mitre informou sobre os próximos passos do PMSH, com a montagem de um banco de projetos e a realização de oficinas de discussão, com o cronograma a seguir: Nesta quarta-feira (21) – Afluentes Rio Paranaíba e dos Rios Mucuri, São Mateus, Jequitinhonha e Pardo.

22/8/24 – Afluentes do Rio Doce e do Rio Paraíba do Sul

23/8/24 – Afluentes Rio Grande e Piracicaba e Jundiaí.

“Os critérios adotados na construção são muito interessantes, refletindo as necessidades de informação para orientar o estado de Minas Gerais nas suas ações quanto à segurança hídrica”, pontuou o apresentador e mediador do programa, o analista ambiental Alexandre Magrineli, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

O Sisema ComCiência é um projeto do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e teve início em novembro de 2020. A iniciativa, realizada mensalmente, visa a divulgação de trabalhos científicos de relevância para o meio ambiente no Estado, com convidados escolhidos para apresentar resultados de pesquisas científicas e acadêmicas importantes para a área ambiental de Minas.

O programa foi apresentado e mediado por Alexandre Magrineli dos Reis, analista ambiental da Assessoria de Programas, Projetos e Pesquisa em Recursos Hídricos do Igam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

SES lança projeto para fortalecer combate às síndromes respiratórias
SES lança projeto para fortalecer combate às síndromes respiratórias
Preço do boi gordo inicia fevereiro em alta
Preço do boi gordo inicia fevereiro em alta
Clima e aumento da oferta global derrubam preços do café
Clima e aumento da oferta global derrubam preços do café
A trajetória do pintor Heberth e seus 40 anos de arte à mão livre
A trajetória do pintor Heberth e seus 40 anos de arte à mão livre
Chuvas favorecem desenvolvimento das lavouras
Chuvas favorecem desenvolvimento das lavouras
Carne suína inicia ano com preços pressionados por alta oferta
Carne suína inicia ano com preços pressionados por alta oferta
Seapa impulsiona silvicultura na agroindústria e no campo
Seapa impulsiona silvicultura na agroindústria e no campo
Embrapa lança plataforma que integra vigilância em doenças suínas
Embrapa lança plataforma que integra vigilância em doenças suínas
Exames médicos e psicológicos para CNH têm queda no valor
UFVJM anuncia vagas remanescentes em Janaúba
Norte de Minas se destaca na Rede Sebrae
Desenhista montes-clarense na estrada há mais de 30 anos
Supermercados preocupados com a falta de produtos básicos
Um novo ano, um novo Compromisso
Unimontes anuncia inscrições para 409 vagas pelo Sisu
Montes Claros oferece diversas opções de Réveillon em 2025
Prefeituras mineiras terão R$ 500 milhões no Edital BDMG Municípios 2026 para financiar infraestrutura e sustentabilidade 
Autocuidado feminino: um compromisso diário com quem somos
Sigma Lithium anuncia retomada das atividades de mineração na Mina 1, no Vale do Jequitinhonha 
Mineiros lideram aprovações no Sisu 
Médica indiciada por morte de paciente