[views count="1" print="0"]

Serro inaugura primeira unidade do SIM Regional

A inauguração do Serviço de Inspeção Municipal Regional Consorciado - SIMC Regional, no Serro

A inauguração do Serviço de Inspeção Municipal Regional Consorciado – SIMC Regional, no Serro, no dia 28/09, às 10 horas, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, é considerado um marco para cidade e os municípios do Vale do Jequitinhonha.

O programa envolve os municípios localizados na região do Vale do Jequitinhonha: Diamantina, Couto de Magalhães de Minas, Datas, Felício dos Santos, Gouveia, Monjolos, Presidente Kubitschek, São Gonçalo do Rio Preto e Senador Modestino Gonçalves, que compõem o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), com perspectiva de abrangência no Norte de Minas. O projeto abrange uma área geográfica específica, com o objetivo de promover a colaboração e o desenvolvimento regional.

O projeto SIMC no Vale do Jequitinhonha teve sua delimitação em duas regionais, contemplando 13 municípios. Serão estabelecidas duas unidades regionais, uma no município de Diamantina e outra no município de Serro. Cada regional será composto dos municípios listados abaixo:

Responsável pela implantação do SIM Regional do Cimams, o médico veterinário Jucélio Cardoso de Freitas, explicou que este projeto funciona através da implementação de um regulamento de inspeção industrial e sanitária, aprovado pelo Cimams, que estabelece diretrizes e padrões para a inspeção de produtos. Os municípios participantes colaboram financeiramente e compartilham recursos para manter o serviço em conformidade com os requisitos estabelecidos pelo MAPA.

Ainda segundo, Jucélio Cardoso, no município do Serro, o SIM Regional seguirá as diretrizes e regulamentos estabelecidos pelo Cimams e pelo MAPA. O município do Serro recebeu abraçou a importância de ser uma unidade regional atendendo os municípios adjacentes e será responsável por inspecionar e certificar a qualidade e a segurança dos produtos de origem animal e vegetal produzidos e comercializados, assegurando que os produtos produzidos localmente estejam em conformidade com as regulamentações, além de conceber Selo Arte com elaboração e comercialização de queijos artesanais.

A assessora jurídica Aline Queiroz, que participou da solenidade representando o coordenador do Procon – MG, o promotor Glauber Tatagiba, ressaltou que: “o Ministério Público de Minas Gerais através dos promotores está contribuindo com esta iniciativa com o Fundo Estadual de Defesa do Consumidor, porque consideramos fundamental para todos os municípios envolvidos e que fizeram a parceria com o Cimams, atuando de forma consorciada e podendo oferecer serviço para toda região com possibilidade de expansão e trazendo desenvolvimento.”

O prefeito do Serro, Epaminondas Pires, o Nondas, disse que: “a implantação do SIM, no município foi uma insistência boa e que será um desafio, mas que com certeza renderá bons frutos para economia local. Por isso, contamos sempre com a parceria do Cimams.”

O secretário executivo do Cimams, Thiago Maia, destacou a importância da implantação da primeira unidade a ser inaugurada no município sede, o Serro e acompanhada por Alvorada de Minas. “Nossa expectativa é de que outros municípios que compõem esta região, realizem a implantação deste importante serviço de desenvolvimento econômico sustentável do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.”

PROGRAMA – O SIMC Regional, abreviação para Serviço de Inspeção Municipal Regional Consorciado implementado pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams) em colaboração com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, com base nas diretrizes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Decreto 10.032/2019 e IN MAPA 29/2020.

Ele tem como objetivo promover a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal e vegetal em municípios da região do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.

O SIM Regional abrange uma ampla variedade de produtos de origem animal e vegetal, além dos produtos de origem animal (carne, leite, pescado, mel, ovos e seus respectivos derivados) incluindo mortadela, salsicha, almôndega, apresuntado, hambúrguer, quibe, presunto cozido, presunto, patê, bacon, lombo; derivados do leite como iogurte, bebida láctea, leite fermentado, coalhada, queijos, leite em pó, manteiga, creme de leite, requeijão, iogurte, doce de leite, leite pasteurizado, ricota, etc; pescados e seus derivados; mel produtos e seus subprodutos; os ovos e seus derivados. Produtos de origem vegetal as bebidas alcoólicas (Cachaça, vinhos, licores, cervejas artesanais), sucos, polpas, frutas e outros alimentos.

Serro inaugura primeira unidade do SIM Regional
Solenidade contou com a presença do prefeito Epaminondas Pires, diretor-executivo do Cimams, Thiago, Maia, entre outras autoridades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Vantagem competitiva: lítio produzido no Brasil tem rastreabilidade social e ambiental
Vantagem competitiva: lítio produzido no Brasil tem rastreabilidade social e ambiental
Exportações enfrentam queda em faturamento e volume
Exportações enfrentam queda em faturamento e volume
Expansão de mercados e impactos locais
Embarques de carne de frango registram forte retração
Embarques de carne de frango registram forte retração
Montes Claros sedia 3º Seminário
Montes Claros sedia 3º Seminário
PAULO CÂMARA (1)
BNB disponibiliza R$ 25 mi para Editais Sociais
Fecomércio MG aponta um cenário crescente para o e-commerce mineiro
Fecomércio MG aponta um cenário crescente para o e-commerce mineiro
Programa ALI vai selecionar mais de 160 bolsistas em Minas Gerais
Programa ALI vai selecionar mais de 160 bolsistas em Minas Gerais
Inteligência artificial impulsiona setor
Rações naturais e livres de antimicrobianos impulsionam a criação
Mercado de suco de laranja enfrenta crise de oferta e preços recordes
ABMRA revela agências selecionadas para o Projeto Marca Agro do Brasil
Colheita da segunda safra de milho está próxima do fim
Investimentos em biocombustíveis chegam a R$ 42 bilhões
Certificação de touros em fertilidade impulsiona resultados
Mercado do boi segue firme na maior parte do país
Vantagem competitiva: lítio produzido no Brasil tem rastreabilidade social e ambiental
Cruzeiro assimila o passado para tentar avançar na Sul-Americana
América defende invencibilidade em casa
Exportações enfrentam queda em faturamento e volume
Simulado do Enem garante vaga em universidades públicas