Emendas parlamentares de R$ 13 milhões. Este é o montante de recursos anunciado pelo senador Carlos Viana, em reunião realizada pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), em sua sede, na tarde dessa segunda-feira, com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários de 18 cidades do Norte de Minas.
Os recursos serão destinados na aquisição de maquinário, como tratores, implementos agrícolas, motoniveladoras, caminhões e retroescavadeiras, que serão usados para a execução de obras de asfaltamento, arrumação de calçadas e avenidas, o tratamento correto dos resíduos sólidos, abastecimento de água, além do incremento na agricultura, entre outras importantes áreas que viabilizarão o desenvolvimento das cidades.
O Cimams foi escolhido para receber esses recursos e em seguida repassar aos 18 municípios contemplados. Também está a cargo do consórcio, a parte técnica para elaboração dos projetos. O presidente do Cimams e prefeito de Patis, Valmir Morais de Sá, ressaltou o interesse de Carlos Viana em ajudar os municípios, utilizando o consórcio como esta ferramenta de aproximação. “Esses investimentos resultam em ações que ajudarão os municípios na convivência com a seca. A destinação de emendas parlamentares por parte do senador é um incentivo para que outros senadores e deputados sigam a mesma linha, ajudando os seus municípios com recursos oriundos dos governos estadual e federal através do Cimams”.
O deputado estadual Arlen Santiago, do Avante, destacou que a atuação do senador em favor do Norte de Minas, tem sido diferenciada e mudado paradigmas. “Temos no senador um parceiro constante que tem nos ajudado, na relação com o governo federal e na destinação de emendas parlamentares que tem melhorado a qualidade de vida dos moradores da nossa região”.
O senador Carlos Viana enfatizou a importância de ser o percussor na liberação de emendas para o Cimams e, com isso atrair outros parlamentares do Senado e da Câmara dos Deputados. “Abrimos esta porta e a nossa expectativa é que ela permaneça para ajudar os nossos municípios. Esses recursos são fundamentais para ajudar os municípios na compra de equipamentos que ajudarão em obras estruturantes no setor de infraestrutura urbana e na convivência com a seca. Os municípios poderão utilizar desses recursos para compra de maquinário que ajudará em obras como a de pavimentação asfáltica, arrumação de calçadas, tratamento dos resíduos sólidos, abastecimento de água e outros”.