Uma criança, de 11 anos, foi retirada pela mãe de um hospital em Montes Claros, sem receber alta médica. O caso aconteceu na manhã de sábado (30/3). O porteiro da unidade acionou a Polícia Militar e informou que a mulher acompanhava a filha que se encontrava internada no Pronto Socorro da unidade hospital, e, sem que a menina tivesse recebido alta, a mãe retirou a criança.
Em contato com o médico de plantão, ele informou aos policiais que o estado de saúde da paciente era grave e necessitava de internação e acompanhamento. A situação foi repassada para o Conselho Tutelar, para que providências sejam tomadas. No boletim de ocorrência informa que os militares foram até a casa da mulher para tentar contato e entender o que aconteceu, mas ela não foi localizada.
Em nota enviada a imprensa, a Santa Casa informou que a paciente em questão apresentou exames críticos e que a mãe foi orientada sobre o quadro da criança e que a conduta do hospital seria pela internação da mesma para continuidade do tratamento médico. Mesmo diante da explicação sobre o quadro clínico da filha e após a internação a mãe evadiu com a filha. Diante da situação, a Santa Casa Montes Claros acionou a Polícia Militar e o Conselho Tutelar para ciência e devidas providências.sa
NÃO É CRIME – A legislação brasileira diz que não existe crime no caso abandono do hospital. Porém, mesmo em situações de menor complexidade, pode colocar em risco a vida de pacientes, e, caso venha ocorrer algo com a pessoa que deixou a unidade, o hospital não tem mais responsabilidade sobre ela.