[views count="1" print="0"]

Saúde mental entra na pauta dos servidores da saúde de Botumirim

Saúde mental entra na pauta dos servidores da saúde de Botumirim

Campanha nacional reforça compromisso com a qualidade de vida

A rotina de quem opera a linha de frente da saúde pública costuma ser medida por atendimentos e procedimentos. No entanto, na última terça-feira (27), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Osório Veríssimo, em Botumirim, subverteu essa lógica. Sob a bandeira do Janeiro Branco, o foco saiu das fichas de pacientes e pousou sobre o bem-estar emocional de quem veste o jaleco.

A desconstrução do “herói infalível”

Um dos maiores obstáculos para a saúde mental no setor público é a crença de que o profissional deve ser resiliente a qualquer custo. Rutte Ribeiro, à frente da coordenação da Atenção Primária, trouxe à tona uma realidade invisível: a tendência do servidor em anular as próprias dores para priorizar o outro.

A ação pedagógica buscou romper esse ciclo, ensinando que o reconhecimento dos limites individuais não é uma fraqueza, mas um requisito para a produtividade e a saúde a longo prazo. “Cuidar de si é um ato de responsabilidade”, defendeu a coordenadora durante o encontro.

Pilares da gestão emocional

Diferente de uma palestra técnica convencional, a intervenção guiada pela psicóloga Josiellem e pela enfermeira Dayenne mergulhou em conceitos subjetivos, porém práticos, para o dia a dia na Atenção Básica. A saúde mental foi apresentada como a destreza em manejar crises sem perder a estabilidade emocional e o debate estimulou a cooperação mútua, transformando colegas de trabalho em uma rede de apoio real. O debate ainda trouxe a importância de cultivar o lazer e os sentidos da vida para evitar o esgotamento profissional.

Compromisso com a qualidade de vida

Ao integrar o calendário nacional do Janeiro Branco, Botumirim sinaliza que a gestão da saúde na região Norte de Minas caminha para um modelo mais empático. A iniciativa prova que um ambiente laboral “leve e acolhedor” reflete diretamente na ponta do serviço: um profissional emocionalmente fortalecido atende melhor, erra menos e humaniza o sistema.

O evento encerra o ciclo de janeiro deixando uma lição fundamental para os servidores da UBS: para promover a cura e o bem-estar da população, é preciso, antes de tudo, estar em paz com a própria mente.

Saúde mental entra na pauta dos servidores da saúde de Botumirim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

EXPOMONTES
Expomontes fortalece segurança e inclusão
741340
ANTT homologa concessão da Rota Gerais
evento defesa civil
AMAMS pede novo “Decretão da Seca”
WhatsApp Image 2026-05-26 at 10.25.31(1)
Cristália realiza maior mutirão de saúde
DEFESA CIVIL DE SÃO FRANCISCO
AMAMS recebe seminário sobre segurança hídrica
CIMAMS BR 4
CIMAMS amplia diálogo por recursos federais
Conexao-Industrial-2026-lancamento
Conexão Industrial Norte lança edição 2026
images
Expomontes abre vagas para estágio técnico
No data was found
MGC 418 é uma nova ‘Rodovia da Morte’ 
Festival faz sucesso em 13 municípios 
Azeite da Mantiqueira chega à final do Prêmio CNA Brasil Artesanal 
700 milhões em planta de grafite no Jequitinhonha 
Na torcida pelo hexa, Sigma Lithium lançou parque do torcedor em Taquaral e Araçuaí