[views count="1" print="0"]

Sancionada Lei que incentiva doação de órgãos, tecidos e medula

Norma institui ações permanentes de incentivo em locais como unidades básicas de saúde e hospitais

Lei 25.685, de 2026, que estabelece ações de incentivo, por parte do Estado, à realização de doações e transplantes de órgãos, foi sancionada pelo governador Romeu Zema (Novo). A publicação está disponível no Diário Oficial do Estado. A legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) 90/23, de autoria do deputado Grego da Fundação (Mobiliza), e altera a Lei 11.553, de 1994, que trata da ação do Estado com vistas ao favorecimento da realização de transplantes. A alteração proposta assegura que o Estado deverá incentivar a realização de atividades educativas e informativas sobre a doação de órgãos, tecidos e medula óssea nas unidades básicas de saúde, hospitais, bem como nos demais serviços públicos.

Para isso, deverá estimular a realização de campanhas sobre a importância da doação de órgãos e incentivar parcerias com municípios e entes públicos ou privados. Adicionalmente, a formação continuada de profissionais da saúde e a implementação de ações pedagógicas em escolas para conscientização deverá ser fomentada.

Entre as principais mudanças, a lei determina que o poder público deve promover atividades educativas e informativas sobre a doação de órgãos em unidades básicas de saúde, hospitais e demais serviços públicos. O objetivo é ampliar o conhecimento da população e estimular uma cultura de solidariedade e conscientização sobre o tema.

O texto também prevê o incentivo à realização de campanhas permanentes que destaquem a importância da doação, além do estímulo a parcerias com municípios e com entidades públicas ou privadas. Outra diretriz da nova lei é o fortalecimento da formação continuada dos profissionais de saúde, considerados peças-chave no processo de orientação e acolhimento de possíveis doadores e familiares.

Além do setor da saúde, a lei amplia o alcance das ações ao prever a implementação de atividades pedagógicas em escolas, como forma de promover a conscientização desde a infância e adolescência.

Com a sanção, o Estado reforça seu compromisso com a ampliação do número de doadores e com a redução das filas de espera por transplantes, apostando na informação e na educação como instrumentos centrais para salvar vidas.

Norma institui ações permanentes de incentivo em locais como unidades básicas de saúde e hospitais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

LULA CUPULA
Lula leva agenda climática ao centro do G7
stf x bigtechs
STF impõe novas regras e amplia dever das plataformas
Professores doutores denunciam salários defasados da Unimontes
Projeto de Lei propõe nomeação de reitor da Unimontes pelo voto direto
CONGRESSO
Mulheres ainda ocupam menos de 20% do Congresso Nacional
LDO - AUDIENCIA PUBLICA
LDO projeta orçamento de R$ 3,3 bilhões para 2027
Screenshot_22
Entrega de máquinas reforça municípios da região
Deputado Carlos Pimenta
Deputado se reúne com secretário de Saúde em Minas
01 - FCA - VLI
Proposta final para concessão da FCA inclui corredor ferroviário Minas–Bahia
Renatura lização de rios é estratégia contra enchentes nas cidades
Funasa e Ministério firmam acordo para levar água a quilombolas
Prefeitura leva cidadania e serviços públicos
Governo mineiro divulga lista de agraciados com a Medalha da Inconfidência
Eduardo Cunha avança e articula base na região
Câmara Municipal concede título de Cidadão Honorário a Tampinha
ZEMA ANTECIPA SAÍDA E ENTRA NO JOGO PRESIDENCIAL
Ano Novo reacende conflitos antigos sem fim
Festival faz sucesso em 13 municípios 
Azeite da Mantiqueira chega à final do Prêmio CNA Brasil Artesanal 
700 milhões em planta de grafite no Jequitinhonha 
Na torcida pelo hexa, Sigma Lithium lançou parque do torcedor em Taquaral e Araçuaí 
Minas Trend vence Prêmio Frente da Moda Mineira