A Sociedade Rural de Montes Claros lança oficialmente, nesta segunda-feira (6), no Parque de Exposições João Alencar Athayde, a 50ª Expomontes e apresenta as rainhas de 2024, ano que a entidade também celebra seus 80 anos de criação.
A Exposição Agropecuária é o palco de grandes feitos e avanços do agronegócio, além de ser o espaço ideal para celebrar as conquistas e superar os desafios que fazem parte do dia a dia do campo.
“A Rural demonstra mais uma vez sua dedicação e empenho em promover o desenvolvimento do agro, proporcionando oportunidades de negócios, troca de conhecimentos e networking entre os participantes, realizando uma feira histórica, neste ano. A grandiosidade da Expomontes representa a força e a prosperidade do agronegócio, que não apenas alimenta o Brasil, mas movimenta toda a economia”, explanou José Henrique de Carvalho Veloso, Presidente da instituição.
A Expomontes é realizada, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, desde 1957,movimenta R$ 400 milhões; tem 35 atrações musicais, regionais e nacionais organizadas pela Cia Promoções; 92 estandes; 40 barracas da agricultura familiar, gerida em parceria com a Emater Minas; comercializa cerca de 12 mil cabeças de animais em dez leilões para cria e recria, reprodutores, leite e elite, com faturamento de R$ 25 milhões; e para julgamentos, torneios e esportes equestres e feiras de touros e cavalos, sendo 90% de gado e o restante de equinos; tem palestras; parque de diversões; gera 5.200 empregos, sendo 1200 diretos e 4 mil indiretos; recebe 400 mil pessoas; realiza a Minifazenda -Fazendinha; e tem a maior e mais completa genética para bovinos e equinos.
A Empresa Júnior da Faculdade de Administração da Unimontes realizou uma pesquisa de satisfação, em 2023, e chegou à conclusão de que 96,31% dos entrevistados enxerga a Feira entre bom e ótimo. Conforme explicou o Diretor Financeiro da Rural, o professor Flávio Oliveira, também foi avaliada a satisfação dos expositores. Eles [expositores] entendem que a Expomontes fortalece a marca das empresas. 92,31% aprovam totalmente; 6,15% concordam; 1,54% neutro; e não houve votação para não concordam.
Os dados demonstram o grande potencial não só de fortalecimento do campo, mas comercial da Exposição. O trabalho destacou ainda a organização do evento, o público qualificado e a oportunidade de negócios.
“A Expomontes é uma oportunidade única para as empresas fortalecerem suas marcas e ampliarem seus negócios. Com este índice de aprovação, fica claro que os participantes reconhecem o valor e os benefícios que a exposição traz para suas empresas”, disse Flávio.
RAINHAS
As Rainhas da Sociedade Rural de Montes Claros, Sindicato dos Produtores Rurais, Núcleo do Cavalo Mangalarga Marchador e Sicoob Credinor serão apresentadas para encerrar o mistério das jovens meninas, indicadas pelas instituições.
Segundo o diretor social, Bernardo Pinheiro, as rainhas representam a família, na exposição agropecuária. “Elas são responsáveis por promover a integração entre os diferentes setores da sociedade. Além disso, as rainhas ajudam a divulgar as belezas naturais e culturais da região, contribuindo para o fortalecimento do turismo local. Por isso, a escolha das rainhas é um momento importante e significativo para a comunidade”, discorreu Bernardo.
São parceiros da Rural na promoção da Expomontes: Sindicato dos Produtores Rurais, Cia Promoções, Confboi Leilões, Prefeitura de Montes Claros [Secretarias de Cultura, Saúde e Defesa Social da Prefeitura Municipal de Montes Claros e da MCtrans, Conselho Tutelar], Câmara de Vereadores, Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e Ministério Público.