[views count="1" print="0"]

Região consolida liderança mineira na geração de energia solar

Deputado Gil Pereira comemora sanção da Lei 25.628

O Norte de Minas Gerais acaba de ganhar, por lei, um título que espelha a realidade já consolidada na região: “Terra do Sol e da Energia Solar”. A denominação foi oficializada com a sanção da Lei 25.628, derivada do Projeto de Lei 1.877/2023, de autoria do deputado estadual norte-mineiro Gil Pereira (PSD), presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A norma reconhece o forte protagonismo norte-mineiro na geração de energia fotovoltaica e declara a atividade como de relevante interesse econômico para o Estado.

Segundo o parlamentar, o reconhecimento leva em conta as condições naturais privilegiadas – alto índice de insolação – e o conjunto de incentivos fiscais e financeiros que atraíram grandes investimentos para o setor. Hoje, Minas Gerais lidera a geração de energia solar no país, com potência instalada superior a 13,6 GW, sendo cerca de 90% desse total concentrado no Norte de Minas. Das dez maiores plantas fotovoltaicas brasileiras, cinco estão na região, incluindo o complexo de Janaúba, com 1,3 GW, um dos maiores da América Latina.

A lei tem como objetivo fortalecer a economia regional, estimular novos empreendimentos e consolidar a cadeia produtiva da energia solar, que envolve desde a instalação de usinas de grande porte até sistemas distribuídos em telhados de residências, comércios, indústrias e propriedades rurais. Os números da Agência Nacional de Energia Elétrica apontam 8,07 GW em usinas de geração centralizada e 5,54 GW em geração distribuída, aproximando Minas da marca histórica de Itaipu, cuja capacidade é de 14 GW.

Gil Pereira lembra que o avanço não é recente nem casual. Ele cita a legislação pioneira que ajudou a aprovar, especialmente a Lei 22.549/2017, conhecida como Lei da Energia Solar Fotovoltaica de Minas Gerais, primeira do país a prever isenção de ICMS para usinas de até 5 MW. Para o deputado, o conjunto de normas e políticas públicas transformou o Estado em referência nacional em energia limpa, gerando empregos, renda, infraestrutura e sustentabilidade.

Ao consagrar o Norte de Minas como “Terra do Sol e da Energia Solar”, a nova lei reforça o papel da região na transição energética e projeta ainda mais o território no mapa dos grandes investimentos em fontes renováveis, com impacto direto no desenvolvimento econômico e social dos municípios norte-mineiros.

Deputado Gil Pereira comemora sanção da Lei 25.628

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

LULA CUPULA
Lula leva agenda climática ao centro do G7
stf x bigtechs
STF impõe novas regras e amplia dever das plataformas
Professores doutores denunciam salários defasados da Unimontes
Projeto de Lei propõe nomeação de reitor da Unimontes pelo voto direto
CONGRESSO
Mulheres ainda ocupam menos de 20% do Congresso Nacional
LDO - AUDIENCIA PUBLICA
LDO projeta orçamento de R$ 3,3 bilhões para 2027
Screenshot_22
Entrega de máquinas reforça municípios da região
Deputado Carlos Pimenta
Deputado se reúne com secretário de Saúde em Minas
01 - FCA - VLI
Proposta final para concessão da FCA inclui corredor ferroviário Minas–Bahia
Renatura lização de rios é estratégia contra enchentes nas cidades
Funasa e Ministério firmam acordo para levar água a quilombolas
Prefeitura leva cidadania e serviços públicos
Governo mineiro divulga lista de agraciados com a Medalha da Inconfidência
Eduardo Cunha avança e articula base na região
Câmara Municipal concede título de Cidadão Honorário a Tampinha
ZEMA ANTECIPA SAÍDA E ENTRA NO JOGO PRESIDENCIAL
Ano Novo reacende conflitos antigos sem fim
700 milhões em planta de grafite no Jequitinhonha 
Na torcida pelo hexa, Sigma Lithium lançou parque do torcedor em Taquaral e Araçuaí 
Minas Trend vence Prêmio Frente da Moda Mineira 
Aeroporto de MoC terá terminal de cargas  
OAB-MG integra mobilização nacional pela Reforma do Judiciário e apresenta propostas da Comissão de Juristas