Em abril de 2024, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) destacou o TCU como instituição de referência no uso avançado de inteligência artificial, sendo a única entidade governamental a alcançar esse patamar no uso de IA generativa. O ChatTCU, desenvolvido pela Corte de Contas brasileira, foi reconhecido como exemplo de inovação e eficiência na administração pública, com uso de tecnologia de ponta para transformar e melhorar processos administrativos.
MUNICÍPIOS
Em junho de 2024, o TCU deu início ao processo de cessão do código-fonte da ferramenta a outros órgãos públicos, como o Senado Federal e Tribunais de Contas de Estados e municípios. O objetivo da cessão é promover a inovação e aprimorar a gestão pública por meio do compartilhamento de tecnologia.
Em agosto de 2024, o TCU realizou nova rodada de solicitações da ferramenta para outros órgãos da administração pública, detalhando aspectos técnicos e de segurança da ferramenta, além de promover a colaboração interinstitucional para o uso de IA no setor público.
PRÓXIMOS PASSOS
Com a cessão do código-fonte e a realização da reunião técnica, os órgãos licenciados preparam- -se agora para iniciar a implementação da ferramenta. Durante o encontro, foram repassadas todas as orientações para esta etapa, e o Tribunal prevê novos encontros de acompanhamento para garantir que as entidades explorem ao máximo o potencial do ChatTCU em suas operações.
Foram convidados para a reunião de suporte técnico os seguintes órgãos:
Tribunais de Contas Estaduais de Goiás, do Maranhão e do Acre; de Contas dos Municípios de Goiás e de São Paulo; Senado Federal; Agência Nacional do Cinema (Ancine); Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro); Superior Tribunal Militar (STM); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPGERJ/DPRJ); Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/ SP); Justiça Federal de Primeiro Grau no Rio Grande do Norte (JFRN); Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG); Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) e Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do município de São Paulo (Prodam-SP).