A Delegacia da Receita Federal do Brasil (RFB) em Montes Claros deu início ao processo de mudança de endereço. Atualmente instalada na Avenida Deputado Esteves Rodrigues (Sanitária), nas proximidades do Mercado Central, a unidade passará a funcionar na Avenida Major Alexandre Rodrigues, nº 65, 3º andar, Bairro Ibituruna, área nobre da cidade. O prédio é o mesmo onde já funciona o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Subseção Montes Claros (Justiça do Trabalho).
A mudança faz parte das estratégias dos dois órgãos em Minas Gerais em compartilhar espaços e otimizar o consumo de recursos públicos. Pelo acordo, os dois órgãos (RFB e TRT) compartilharão imóveis entre si, nas situações em que um deles estiver utilizando prédio alugado de terceiros. Em Montes Claros/MG, a estrutura física onde a RFB está instalada é alugado. Considerando que o prédio onde funciona o TRT no município é da União, o Tribunal passa a recepcionar a unidade do Fisco Federal.
Numa outra ponta, o inverso ocorre, por exemplo, em Governador Valadares. A RFB cederá parte do prédio da União que atualmente ocupa, de forma que a Justiça do Trabalho deixe de arcar com os custos do aluguel do prédio onde estiver instalado.
Levando em consideração apenas a mudança que ocorrerá em Montes Claros, estima-se que a economia anual advinda do acordo supere R$ 1 milhão. Esse valor considera os atuais custos mensais com despesas de aluguel e contratos com prestadores de serviço, que também serão compartilhados.
Para a conclusão do processo de mudança, o atendimento ao público da Receita Federal em Montes Claros estará suspenso entre os dias 25 e 29 de novembro. Durante o período, o contribuinte poderá receber atendimentos regulares por meio dos canais virtuais disponibilizados pelo órgão.