[views count="1" print="0"]

Raio-X da seca será levado ao Dnocs

Cimams volta a defender urgência na retomada da construção da Barragem de Berizal

O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams) realizou, na última sexta-feira (7/11), na cidade de Berizal, a 2ª Assembleia Itinerante. O encontro reuniu mais de 600 lideranças regionais, entre presidentes de consórcios, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, dirigentes de associações rurais e empresariais, além de moradores locais e da região. Com o apoio e as assinaturas dos prefeitos e presidentes de consórcios, o Cimams formalizou uma Carta ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), solicitando a realização de uma audiência para apresentação de um diagnóstico detalhado sobre os impactos da crise hídrica e da seca que se agravam em Minas Gerais.

O documento destaca a urgência de fortalecer as ações do órgão federal na região e de ampliar o apoio técnico e operacional aos municípios atingidos. Entre as demandas prioritárias, foi enfatizada a retomada das obras da Barragem de Berizal (MG), pauta amplamente reconhecida e defendida durante a 2ª Assembleia Itinerante do Cimams, realizada no município.

DUPLICAÇÃO DA BR-251 Além da retomada as obras da barragem de Berizal, o evento também debateu a ampliação do trecho duplicado da BR-251. Presidente do Cimams, da Associação Mineira de Consórcios Intermunicipais (AMICIs) e prefeito de Curral de Dentro, Adaildo Tampinha Rocha ressaltou que a união política e administrativa dos municípios é essencial para transformar antigas reivindicações em conquistas concretas e duradouras.

“A Barragem de Berizal é uma pauta importante. O alcance regional do projeto é imensurável, sua conclusão impactará a vida de centenas de milhares de pessoas, garantindo oportunidades concretas de desenvolvimento. Essas duas pautas , a barragem e a BR-251 — representam mais do que simples obras: são pilares estratégicos para o desenvolvimento do Alto Rio Pardo, com reflexos diretos no abastecimento de água, no escoamento da produção agrícola e na qualidade de vida das famílias sertanejas”, afirmou Tampinha.

“A nossa luta pela ampliação do trecho duplicado da BR-251, que graças ao movimento Pela Dignidade já passou de 24 para 42 km, ainda precisa avançar — especialmente nas áreas de telefonia, atendimento de urgência e infraestrutura viária. Já conquistamos muito para o Alto Rio Pardo e, com a força e a união dos prefeitos que vieram de toda a região, percorrendo até mil quilômetros para estar aqui, vamos seguir fazendo a diferença”, completou.

ARTICULAÇÃO REGIONAL

 Presidente do Consórcio Intermunicipal do Alto Rio Pardo (COMAR) e prefeita de Berizal, Talyane Alves Pereira destacou a importância das Assembleias Itinerantes promovidas pelo Cimams, que reforçam a articulação regional em torno de pautas estruturantes.

“A atuação conjunta fortalece o diálogo com os governos estadual e federal, amplia a representatividade política e facilita a captação de recursos para projetos que beneficiem toda a população. Temos uma excelente notícia: a obra da barragem foi retirada da lista de obras irregulares do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2020, o que renova nossa esperança e reforça a necessidade de continuar lutando por essa causa”, afirmou.

Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Alto Rio Verde Grande (Cisverde) e prefeito de Lagoa dos Patos, Hércules Vandi, prefeito de Lagoa dos Patos, reforçou o caráter urgente da retomada da obra. “Não dá mais para tolerar que esta barragem continue engavetada. Ela é essencial para o desenvolvimento da região. Precisamos sensibilizar as autoridades estaduais e federais para que a barragem de Berizal se torne, de fato, prioridade”, declarou.

Presidente do Consórcio União da Serra Geral e prefeito de Riacho dos Machados, Ricardo Paz enfatizou a importância da duplicação da BR-251. “Sou usuário da BR-251 e sei das dificuldades. Nosso município leva diariamente mais de 30 pessoas para atendimento médico em Montes Claros. Por isso, sabemos dos riscos e dos perigos de acidentes. As assembleias itinerantes fortalecem essa união regional para cobrarmos agilidade na execução dessa obra fundamental”, destacou.

A 2ª Assembleia Itinerante do Cimams reforçou o papel do consórcio como instrumento de integração e defesa dos interesses dos municípios do Norte de Minas, promovendo diálogo, articulação e união em torno de obras estruturantes para o desenvolvimento regional.

Cimams volta a defender urgência na retomada da construção da Barragem de Berizal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Prefeitura promove oficina da natureza
Prefeitura promove oficina
Prefeitos se reuniram para instalação de consórcio
Prefeitos se reuniram para instalação de consórcio
Audiência discutiu criação de blocos regionais de saneamento
Audiência discutiu criação de blocos regionais de saneamento
Vereador chama atenção para apagão natalino
Vereador chama atenção para apagão natalino
Projeto Minas Pela Infância apoia municípios em políticas públicas
Projeto Minas Pela Infância apoia municípios em políticas públicas
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG
Operação Natalina reforça segurança em todo o comércio de MOC
CDL e PM lançam Operação Natalina no hipercentro
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca
Deputado provoca quebra-quebra na Câmara
TSE realiza cerimônia de entrega de prêmios nesta quarta
Infraestrutura lidera pauta de requerimentos aprovados
Câmara Municipal homenageia o North Esporte Clube com medalha
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
ALMG Sanciona Observatório Violência Mulher Minas
DPMG realiza 1ª reunião do Comitê Gestor do SOLAR
Montes Claros recebe encontro regional do PL nesta sexta-feira
Filarmônica de Varginha em turnê histórica 
Curso de Cinema da Unimontes celebra produções de alunos
Trem Ouro Preto/Mariana pode voltar 
Governo Federal reconhece situação de emergência pela seca
IFNMG homenageado pela Câmara de Montes Claros