Quilombo Monte Alto comemora anúncio de asfaltamento de ruas

Localizada a 42 quilômetros do perímento urbano de Montes Claros, na jurisdição do distrito de Vila Nova de Minas, a comunidade quilombola de Monte Alto esteve em festa, na última quinta-feira (11/4/ 2024), para receber o prefeito Humberto Souto (Cidadania) e sua equipe.

Localizada a 42 quilômetros do perímento urbano de Montes Claros, na jurisdição do distrito de Vila Nova de Minas, a comunidade quilombola de Monte Alto esteve em festa, na última quinta-feira (11/4/ 2024), para receber o prefeito Humberto Souto (Cidadania) e sua equipe. O chefe do Executivo fez questão de ir pessoalmente ao povoado para assinar a ordem de serviço autorizando o asfaltamento de um circuito de ruas que interliga a sede da Associação Comunitária, a Igreja Católica, o Ponto de Apoio ao Programa Saúde da Família (PSF) e o campo de futebol, entre outras estabelecimentos.

O benefício foi viabilizado pelo vereador Eldair Samambaia (PSD) junto ao prefeito Humberto Souto, que atendeu ao pleito dentro da estratégia do Programa de Investimento no Cidadão (PIC), para cuidar das pessoas de forma igualitária e dignidade tanto na cidade como na zona rural. Marcaram presença em Monte Alto a primeira-dama do município Terezinha Mangabeira, o vice-prefeito Guilherme Guimarães e sua esposa Euma; e o vereador Eldair Samambaia e sua esposa Lindalva.

Também compuseram o dispositivo de honra o secretário de Governo, José Gonzaga; o secretário de Agricultura e Abastecimento, Osmani Barbosa Neto; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edilson Torquato; secretário de Infraestrutura e Planejamento, Vanderlino Silveira; secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Social, Fabiano de Oliveira; secretário de Defesa Social, Anderson Chaves; secretário de Comunicação, Alessandro Freire; o ex-vereador Júnior de Samambaia; a diretora de Escolas Itinerantes, Fabrícia Silveira; a presidente da Associação Comunitária de Monte Alto, Margarete Gonçalves; e a diretora da Escola Municipal Lourenço Sampaio, Ângela Lopes.

A solenidade, prestigiada por dezenas de pessoas de toda a região, foi aberta com uma mensagem do membro da Igreja Assembleia de Deus, José Antônio de Queiroz, seguida de uma apresentação literária e musical de alunos da Escola Lourenço Sampaio. Posteriormente, ocorreram pronunciamentos de agradecimentos e comprometimento por parte da presidente Margarete Gonçalves, Fabrícia Silveira, Osmani Barbosa Neto, e Júnior de Samambaia, que enalteceu o progresso de Monte Alto com a administração do prefeito Humberto Souto.

Por sua vez, o vereador Eldair Samambaia agradeceu ao prefeito, ao vice Guilherme, ao secretário Osmani Barbosa e a toda a administração por estarem atendendo às suas reivindicações, tanto para a cidade como para o campo, sua principal base eleitoral. Ressaltou a importância do asfaltamento das ruas em Monte Alto, um benefício que significa ganhos à saúde e dignidade aos moradores.

Margarete Gonçalves, presidente da Associação dos moradores da comunidade de Monte Alto, destacou que “hoje é um momento de muita felicidade e alegria por receber a comitiva que anuncia o asfaltamento de ruas. Estamos imensamente gratos e felizes por mais esse benefício”, observou.

Osmani Barbosa, secretário de Agricultura e Abastecimento, destacou que “podemos afirmar que a nossa extensa zona rural sempre foi colocada em segundo plano, mas hoje sentimos que não existe mais essa falta de sensibilidade. Estamos estruturando os postos de saúde e fazendo reformas e ampliações de escolas para manter o homem do campo no espaço que ele gosta. E o asfaltamento de ruas nas comunidades é para melhorar a qualidade de vida dos moradores”, conta.

O vice-prefeito Guilherme Guimarães afirmou que “a estrutura que estamos oferecendo para as comunidades rurais é a mesma da zona urbana. Estruturamos as escolas, inclusive com merenda de qualidade, e postos de saúde. E o asfaltamento das ruas não poderia ficar de fora. Não é por que é uma comunidade rural que não pode ter asfalto. Somente quem mora numa rua sem asfalto sabe dos problemas. E queremos mudar e melhorar a vida das pessoas”, disse.

O prefeito Humberto Souto destacou que “a proposta é melhorar a vida das pessoas. E nada melhor que servir a nossa população, oferecendo a ela dignidade. E estruturar nossas comunidades é um grande passo para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Estamos oferecendo os benefícios para que nossa população tenha uma melhor qualidade de vida”.

O QUILOMBO

A comunidade de Monte Alto, que era chamada de Furado Redondo até o final dos anos 1980, foi certificado como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares (FCP) em outubro de 2017. A região tem cerca de 70 famílias, que produzem milho, feijão, arroz, mandioca, cana, fava, entre outros hortifrutigranjeiros, e mantém a tradição de fabricar biscoitos, broas e pães. No ano passado, a administração municipal inaugurou o prédio da Escola Lourenço Sampaio e o Ponto de Apoio do PSF.

Quilombo Monte Alto comemora anúncio de asfaltamento de ruas
O PREFEITO Humberto Souto assina a ordem de serviço observado pela professor Lindalva, vereador Eldair de Samambaia, vice-prefeito Guilherme Guimarães, Júnior de Samambaia e José Gonzaga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Emenda que amplia salário será votada
Emenda que amplia salário será votada
Presidente da Amams é homenageado pela AMM
Presidente da Amams é homenageado pela AMM
Prefeitura entrega certidões de regularização fundiária urbana
Prefeitura entrega certidões de regularização fundiária urbana
Governo aumenta reajuste salarial para 4,62%
Governo aumenta reajuste salarial para 4,62%
Cidade terá programa Governança Corporativa
Cidade terá programa Governança Corporativa
Projeto prevê proteção à mulher vítima de violência
Projeto prevê proteção à mulher vítima de violência
Montes-clarense assume o TSE pela segunda vez
Montes-clarense assume o TSE pela segunda vez
Prefeitura presta contas na Câmara
Prefeitura presta contas na Câmara
Zema exalta posse de montes-clarense no TSE
Congresso destaca apoio do Governo às prefeituras
Estado apresenta soluções inovadoras para municípios
Vereadores pedem fim do lixão no bairro Canelas
Deputada do PL vai assumir Secretaria no governo Zema
TRE trabalha com foco nas eleições municipais
Último FPM de maio tem aumento de 20%
Deputados aprovam revisão dos salários para servidores
PC alerta para notícias falsas sobre carteira de identidade
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Polícia Civil lança site sobre desaparecimento de pessoas
Polícia de Meio Ambiente lança Operação “Curupira”
Forças de segurança protestam por reajuste