O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) publicou, quinta- -feira (07/11), o Edital nº 1010/2024 do Vestibular para cursos superiores gratuitos com entrada no 1º semestre de 2025, que será realizado por meio de provas. São 796 vagas distribuídas entre cursos presenciais nos Campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni.
As inscrições também serão gratuitas e deverão ser realizadas a partir desta terça-feira (12) por meio de formulário eletrônico, em link a ser disponibilizado na página eletrônica do Vestibular. No formulário de inscrição, o candidato deverá optar por apenas um curso. Além disso, ao preencher o formulário, ele deve informar o número do CPF próprio, e não de pais ou outros responsáveis ou representantes. Caso seja aprovado no vestibular, no momento da matrícula no IFNMG, o candidato deverá ter concluído o ensino médio.
NORTE E VALE
O vestibular constará de provas objetivas de Língua Portuguesa e de matérias específicas para cada curso pretendido, além de redação, a serem aplicadas no dia 22 de dezembro de 2024, das 9 às 12h. As provas serão realizadas nas cidades que sediam campi do IFNMG (Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni) e, possivelmente, nas cidades de Jacinto, Francisco Badaró, Buritis, Gouveia, Jaíba, Japonvar, Bocaiuva, Corinto, Taiobeiras e Carlos Chagas.
Nessas últimas dez cidades, o IFNMG poderá não aplicar provas, caso o número de candidatos seja inferior a 30. Nesse caso, esses candidatos serão remanejados para cidades-sede do Instituto.
Para todos os cursos, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. Metade das vagas são reservadas para candidatos que tenham cursado integralmente em escola pública o ensino fundamental (no caso de cursos integrados e concomitantes) ou o ensino médio (no caso de curso subsequente). Os estudantes que vieram de escolas públicas podem, ainda, concorrer em categorias específicas, de acordo com a (s) situação (ões) em que se enquadrarem em relação a: deficiência; autodeclaração de preto, pardo e indígena; autodeclaração de quilombola; e renda familiar.
O IFNMG também reserva vagas para pessoas com deficiência, independentemente da escola de origem, e para candidatos vindos de Escolas Família Agrícola. O candidato deve informar, no formulário de inscrição, o tipo de vaga a que vai concorrer: se pela ampla concorrência ou por algum tipo de vaga reservada (cota). A documentação necessária para garantir a entrada do candidato no IFNMG por meio das cotas só deverá ser apresentada no momento de solicitação de matrícula.
Além disso, os candidatos que se autodeclararem pretos e pardos, se forem classificados no Processo Seletivo, serão convocados a se apresentar diante de uma banca que vai realizar a hetero identificação, responsável por confirmar a condição autodeclarada pelo candidato, com base, apenas, em características físicas (fenótipo).
ENEM/SISU Os candidatos interessados em concorrer a vagas dos cursos superiores do IFNMG com o resultado do Enem 2024 deverão inscrever-se no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025, conforme calendário a ser divulgado, oportunamente, pelo Ministério da Educação. O candidato poderá concorrer nos dois processos: Vestibular e Sisu.
Todas as regras referentes ao Vestibular e informações sobre cursos e vagas estão disponíveis no Edital nº 1010/2024 e seus anexos. Para solicitar o edital em Braille, o contato é pelo e-mail acoesinclusivas@ ifnmg.edu.br. Em caso de dúvidas, o candidato deve fazer contato pelo e-mail cpsc@ifnmg.edu.br.