[views count="1" print="0"]

Proprietários de barragens devem realizar cadastro e entregar documento ao Igam até o dia 31

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) alerta os usuários de recursos hídricos que possuem barragens de acumulação de água, em rios de domínio estadual e que não gerem energia hidrelétrica, para o fim do prazo de cadastramento de barragens, que se encerra no domingo (31).

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) alerta os usuários de recursos hídricos que possuem barragens de acumulação de água, em rios de domínio estadual e que não gerem energia hidrelétrica, para o fim do prazo de cadastramento de barragens, que se encerra no domingo (31). Contudo, está em vigor a portaria Igam nº 08/2023, que atualizou os prazos e estabeleceu a obrigatoriedade do cadastro, que deve ser realizado por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), de forma gratuita, conforme manual de cadastro. Até 31/12/2023. Devem ser cadastradas as barragens com volume total do reservatório entre 150.000 e 250.000 mil m³.

O cadastramento de barragens visa promover o monitoramento e acompanhar as ações de segurança empregadas pelos responsáveis por barragens, de maneira a minimizar a ocorrência de acidentes e suas consequências, em especial, junto à população potencialmente afetada”, explica o analista ambiental do Igam, Guilherme Tadeu Figueiredo Santos.

Além disso, o cadastro tem como objetivo manter atualizado o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB), que se constitui como um cadastro consolidado de informações sobre barragens, cuja inserção dos dados está sob a responsabilidade de cada entidade ou órgão fiscalizador de segurança de barragens do Brasil.

Para Guilherme Tadeu Figueiredo Santos, o cadastro é extremamente importante para que o órgão possa fazer a gestão das barragens de acumulação de água no Estado de Minas Gerais. “Além disso, a partir do cadastro, é possível identificar se a estrutura se enquadra ou não nos critérios da Política Nacional de Segurança de Barragem (PNSB)”, disse. Caso a barragem se enquadre, o próprio sistema do cadastro informa a classe, os documentos e prazos que o empreendedor tem para elaborar o Plano de Segurança de Barragem (PSB), o Plano de Ação de Emergência (PAE) e a Revisão Periódica de Segurança de Barragem (RPSB). Além desses documentos, outra obrigação é a realização das Inspeções de Segurança Regular (ISR) e a Inspeção de Segurança Especial (ISE).

A Inspeção de Segurança Regular (ISR) é um instrumento da Política Nacional de Segurança de Barragem (PNSB), Lei Federal nº 12.334/2010, que no Estado de Minas Gerais é regulamentada pela Portaria Igam nº 08/2023. Todos os proprietários de barragem de acumulação de água, em rios estaduais, que não geram energia hidrelétrica, e que enquadram nas diretrizes da PNSB, devem apresentar todos os anos, até 31/12, via SEI e de forma gratuita, o Extrato de Inspeção de Segurança Regular (EISR), a Declaração de Inspeção de Segurança Regular e a cópia da ART do profissional que elaborou o Relatório de Inspeção de Segurança Regular (RISR).

O analista ambiental também destacou que a entrega do cadastro e do Extrato da Inspeção de Segurança Regular, dentro do prazo, evita a aplicação de multas, visto que estas são obrigações estabelecidas aos empreendedores.

Tanto a empresa quanto o profissional responsável por elaborar o relatório devem possuir credenciamento vigente junto ao Igam no momento de entrega do Extrato de Inspeção de Segurança Regular (EISR), conforme manual de credenciamento de pessoas físicas jurídicas.

DÚVIDAS – Caso haja dúvidas, entrem em contato com a Gerência de Segurança de Barragens e Sistemas Hídricos (GESIH) pelos telefones: (31) 3916-8853 e (31) 98468-0697 – Cadastro de Barragens e (31) 99477-8856 – Credenciamento, ou pelo e-mail gesih. igam@meioambiente.mg.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Clima e aumento da oferta global derrubam preços do café
Clima e aumento da oferta global derrubam preços do café
A trajetória do pintor Heberth e seus 40 anos de arte à mão livre
A trajetória do pintor Heberth e seus 40 anos de arte à mão livre
Chuvas favorecem desenvolvimento das lavouras
Chuvas favorecem desenvolvimento das lavouras
Carne suína inicia ano com preços pressionados por alta oferta
Carne suína inicia ano com preços pressionados por alta oferta
Seapa impulsiona silvicultura na agroindústria e no campo
Seapa impulsiona silvicultura na agroindústria e no campo
Embrapa lança plataforma que integra vigilância em doenças suínas
Embrapa lança plataforma que integra vigilância em doenças suínas
Transição climática neste ano eleva incertezas
Transição climática neste ano eleva incertezas
Força-tarefa orienta população sobre como evitar golpes do IPVA
Força-tarefa orienta população sobre como evitar golpes do IPVA
Exames médicos e psicológicos para CNH têm queda no valor
UFVJM anuncia vagas remanescentes em Janaúba
Norte de Minas se destaca na Rede Sebrae
Desenhista montes-clarense na estrada há mais de 30 anos
Supermercados preocupados com a falta de produtos básicos
Um novo ano, um novo Compromisso
Unimontes anuncia inscrições para 409 vagas pelo Sisu
Montes Claros oferece diversas opções de Réveillon em 2025
Senar Play bate recorde de matrículas e acessos em Minas Gerais 
Ângela Araújo lidera revolução feminina no fitness
Ipatinga renova frota de transporte 
Minas atinge 14 GW em energia solar e ultrapassa potência de Itaipu
Comerciantes reclamam de Travessia do Rio Quem Quem