O proprietário de uma clínica de reabilitação, de 53 anos, foi preso em flagrante durante a operação Virtude, desencadeada pelas polícias Civil e Militar, em colaboração com a Vigilância Sanitária, em Montes Claros. A prisão ocorreu nessa terça-feira (25/6), durante fiscalização na clínica de reabilitação, localizada nas Chácaras das Paineiras, Estrada da Produção. O proprietário da clínica foi conduzido à Delegacia de Plantão, onde teve a prisão em flagrante ratificada pelo crime de cárcere privado.
INFRAÇÕES – No decorrer da inspeção, foi constatado pelos policiais que os internos da clínica estavam sendo mantidos em quartos com grades nas janelas e com portas trancadas pelo lado de fora. Ainda no local, os policiais se depararam com vários internos, inclusive idosos, internados involuntariamente, o que é ilegal. Um dos internos alegou ter sido torturado e agredido pelo filho do proprietário da clínica, e ameaçado pelo proprietário na presença da equipe de assistência.
No momento da inspeção, verificou-se que havia apenas auxiliares e técnicos de enfermagem atuando no local, sem a supervisão de um enfermeiro. A clínica também não contava com médicos ou terapeutas presentes. Após os trabalhos policiais, os internos foram encaminhados à assistência social da cidade, que tomará as medidas necessárias para garantir a integridade física e psicológica dos internos. Além da PC, atuaram na operação os órgãos municipais de assistência de saúde mental e a assistência social.
DEFESA – Paulo Anselmo Rocha, advogado do proprietário da clínica, disse que a fiscalização ocorreu por determinação do Ministério Público (MP) para avaliar o serviço prestado. Falou ainda que irão ser feitas as adequações necessárias para a reabertura e o acolhimento de internos. Sobre as agressões, disse que as situações relatadas não ocorreram.