[views count="1" print="0"]

Promulgada emenda que libera acúmulo de cargos para professores

A Constituição Federal (CF) passa a permitir, de forma expressa, que professores acumulem um cargo remunerado de magistério com outro de qualquer natureza, desde que haja compatibilidade de horários e respeito ao teto constitucional. A mudança entrou em vigor desde o dia 19, com a promulgação da Emenda Constitucional 138 em sessão solene do Congresso Nacional.

Durante a cerimônia, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou que a nova emenda aperfeiçoa o texto constitucional ao torná-lo mais claro e próximo da realidade vivida pelos professores. Segundo ele, a alteração elimina inseguranças jurídicas e corrige uma distorção que levava docentes a enfrentar ações judiciais ou até a abandonar a sala de aula após aprovação em concurso para outros cargos.

“Promulgar uma emenda constitucional é aperfeiçoar a Constituição, torná-la mais clara, funcional e próxima da vida real das pessoas. A nova regra traz tranquilidade e segurança jurídica às professoras e aos professores de todo o país, ao permitir a acumulação do magistério com cargos de qualquer natureza, respeitados o teto e a carga horária” – afirmou.

Davi destacou ainda que a redação anterior do artigo 37 da Constituição era restritiva e imprecisa, ao limitar o acúmulo a cargos técnicos ou científicos, o que gerava dúvidas e judicialização. Para ele, a emenda amplia possibilidades profissionais, reafirma o compromisso do Estado com a valorização do magistério e contribui para melhorar as condições de vida dos docentes.

“Valorizar o magistério é investir no futuro do país. Esta emenda amplia direitos, corrige uma distorção jurídica e fortalece a educação brasileira” – declarou.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), ressaltou o simbolismo da promulgação como reconhecimento ao papel exercido pelos professores na construção de uma sociedade mais justa e com mais oportunidades.

“Hoje, o Senado e a Câmara dão mais uma prova de reconhecimento à importância desses homens e mulheres que, todos os dias, trabalham por uma educação de mais qualidade e por um país mais igual” – afirmou.

Já o senador Izalci Lucas (PL-DF) destacou o impacto da nova regra para a educação profissional e para o interior do país. Conforme ele, a mudança permitirá que profissionais qualificados passem a atuar como docentes, com a ampliação da oferta de ensino.

“Contudo, essa emenda representa um avanço importante, especialmente para a educação profissional. Há muitos profissionais capacitados que não davam aula por essa limitação constitucional, e agora poderão contribuir, principalmente nas cidades do interior” – enfatizou.

A emenda constitucional é derivada da PEC 169/2019, de autoria do deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM). A proposta de emenda à Constituição foi aprovada pelo Senado em dois turnos no dia 10 de dezembro deste ano e, com a promulgação, passa a integrar o texto constitucional, com aplicação imediata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Escola do Legislativo realiza cerimônia de premiação
O evento reuniu vereadores, estudantes, professores, diretores, amigos e familiares na Câmara Municipal de Montes Claros
Procon Mirim tem implementação concluída
Procon Mirim tem implementação concluída em Pirapora e Pontro Chique
U n i m o n t e s o f e r e c e 5 1 b o l s a s para professores CEAD
Unimontes oferta 51 bolsas para professores do CEAD
Presidente da Assembleia faz balanço e destaca projetos
Presidente da Assembleia faz balanço e destaca projetos
Prefeitura entrega à população no Norte e Nordeste mineiro a nova Praça da Catedral
Município inaugura nova Praça da Catedral na cidade
Minas conquista destaque internacional em gastronomia
Minas conquista destaque internacional em gastronomia
MP Itinerante documenta história de idoso na região
MP Itinerante documenta história de idoso na região
Amams comemora 30 anos da criação de novos municípios no Norte de Minas
Amams comemora 30 anos da criaçãode novos municípios no Norte de Minas
Montes Claros veta Nim Indiano urbano
Ações do IMA marcam o desenvolvimento do agro
Lojistas enfrentam vários desafios Shopping
Dezembro Laranja reforça prevenção ao câncer pele
Emater orienta sobre manejo e produtividade
Conheça a trajetória voluntáriade José Hermes de Jesus
ANA lança 2ª edição do Guia de Automonitoramento de Água
Debate sobre o futuro do transporte de cargas em webinar
Guia reúne conteúdo sobre direitos, benefícios e serviços para pessoa com deficiência 
JF emite 100 mil identidades 
Vestibular Uemg tem recorde de inscritos 
Com apoio do agroBR, produtores mineiros ampliam exportações 
Promulgada emenda que libera acúmulo de cargos para professores