A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou na reunião ordinária dessa quinta-feira pela manhã, o Projeto de Lei 8/2024, do 2º-secretário da Casa, Wilton Dias, do PTB, que institui a Semana de Orientação, Prevenção e Conscientização sobre o Bullying. O projeto foi incluído na pauta de votação, após a Comissão de Legislação, Justiça e Redação emitir parecer de legal e constitucional. Com a aprovação do projeto, anualmente, durante a primeira semana de retorno à s aulas, a partir deste ano, serão desenvolvidas atividades educativas no município.
De acordo com o vereador, o projeto visa combater um tema recorrente nas escolas em que muitos pais e alunos presenciaram situações de bullying e que pode desencadear situações mais graves. Dias ressaltou que foi procurado pelo presidente da Sociedade Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo da Silva, que solicitou a instalação da campanha de prevenção ao bullying na cidade.
As atividades visam difundir em escolas municipais a prevenção, propor tratamento para quem sofre e quem pratica a violência, bem como ampliar as formas de denúncia. Dentro destas ações, o psiquiatra esteve em Montes Claros nessa sexta-feira, quando ministrou a palestra ‘Boas práticas e inclusão em Saúde Mental’, dentro da Jornada Pedagógica 2024.Realizada pela Secretaria Municipal de Educação, a formação visa capacitar professores e demais funcionários das unidades educacionais da cidade. A vereadora Professora Iara Pimentel falou sobre a importância das escolas abordarem ações de prevenção ao bullying e ao ciberbullying.