A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEEMG) e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) apresentaram, na última sexta-feira, a nova etapa do programa ”Cemig nas Escolas” em todas as unidades estaduais dentro da área de concessão da companhia energética. Firmada em 2020, a parceria é vigente até 2025 e prevê a execução de ações que buscam a conscientização dos estudantes e da população em geral sobre o uso consciente da energia elétrica.
A proposta é uma iniciativa alinhada às ações da Eletrobrás e ao Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). “Com muita satisfação, contamos com a parceria da SEE para a realização dessas atividades. O programaCemig nas Escolas realiza diversas ações pelo estado inteiro. Além da realização de troca de equipamentos em escolas, hospitais e instituições filantrópicas, o cerne da questão é sempre baseado na educação por meio de iniciativas educacionais”, apresentou Thiago Batista, coordenador de projetos educacionais da Cemig.
Atividades sobre eficiência energética, por meio de palestras, distribuição de materiais, visitação ao circuito tecnológico de eficiência energética e visita nas unidades móveis do “Cemig nas Escolas”, que vão percorrer as unidades de todo estado, estão entre ações previstas pelo programa. Além disso, professores podem inscrever-se no programa de formação “Energia que Transforma – Eqt” a partir dessa quarta-feira por meio do site do projeto.
“Nesta primeira fase, serão contemplados mais de 450 mil estudantes em 807 escolas, 67 municípios, localizadas em 25 Superintendências Regionais de Ensino (SRE) e nove bacias hidrográficas, com o oferecimento de cursos de formação para profissionais da educação com o tema ‘Energia que Transforma’, que trata do uso consciente de recursos naturais e estratégias de abordagem em sala de aula”, explicou a superintendente de políticas pedagógicas da SEE/MG, Graziela Trindade.
O curso será disponibilizado pela plataforma Whereby e desenvolvido com tutoria especializada, por meio de etapas síncronas e assíncronas. Com carga horária de 16h, a formação acontece em três fases: webinário de abertura, tutoria e encerramento. No total, serão disponibilizadas quatro turmas de formação.
CEMIG NAS ESCOLAS – A disponibilização de formação de professores e atividades com estudantes marca uma nova etapa do programa Cemig nas Escolas, que nasceu da promoção de mudanças na iluminação das escolas da rede estadual. Desde 2001, o programa visa substituir as lâmpadas ineficientes de algumas escolas, padronizando a iluminação com a tecnologia LED, e, implantando sistemas de microgeração fotovoltaica para aproveitamento da energia solar.
Essas ações visam reduzir o consumo e demanda de energia, melhorar a qualidade da iluminação para alunos, profissionais e comunidade escolar e contribuir para a implantação da cultura de combate ao desperdício no ambiente escolar, somando-se à efetivação pedagógica da Educação Ambiental na SEE e fortalecendo o processo de aprendizagem para as tratativas das mudanças climáticas e suas consequências. A estimativa é que a substituição de 100% das lâmpadas das escolas públicas estaduais pela iluminação LED gere uma economia de R$ 12 milhões por ano ao Governo de Minas.