Foi realizada uma reunião de alinhamento com os municípios da microrregião de Taiobeiras, no Alto do Rio Pardo e Hospital Santo Antônio, com intuito de planejar a redução de filas de cirurgias eletivas, através do Programa Estadual Opera Mais.
Estiveram presentes, o secretário de Saúde de Taiobeiras, Marlon Hállison, o presidente do Cosems Estadual, Edivaldo Farias, o presidente da Fundação Taiobeiras, Níkolas Alexandro Bastos e secretários de Saúde dos municípios do Alto Rio Pardo referenciados.
“O programa Estadual Opera Mais foi criado para aprimorar o acesso a cirurgias eletivas, buscando reduzir as filas de espera e garantir que os pacientes recebam os procedimentos necessários de forma ágil e eficiente. Visa também, reduzir o impacto da pandemia de Covid-19 no setor da saúde, aonde grande parte das cirurgias tiveram de ser paralisadas.
CATARATA – A Secretaria de Saúde está realizando um Mutirão de Cirurgias de Catarata. A previsão é que sejam realizadas 420 cirurgias no total. No período de 4 a 07 de janeiro, foram feitas 30 cirurgias diariamente, totalizando 120 procedimentos.
No período de 11 a 14 de janeiro foram mais 300 cirurgias. Os mutirões atenderam Taiobeiras e as cidades da microrregião. O objetivo é reduzir a demanda reprimida de cirurgias de catarata, que aguardam pelo SUS, proporcionando maior qualidade de vida à população, uma vez que a catarata causa a diminuição da visão, podendo chegar à cegueira.