A professora Daiane Gomes da Silva, que leciona Língua Portuguesa na Escola Municipal Rozenda Zane Moraes, recebeu, na noite de sexta-feira (3/5), o Troféu Wanderlino Arruda. A premiação foi concedida pela Academia Montes-clarense de Letras em sua sede, no Centro Cultural Hermes de Paula, e contou com a presença dos acadêmicos, representantes da escola e da Secretaria de Educação da Prefeitura.
Daiane Gomes foi a primeira a receber o Troféu, criado pela Academia para homenagear professores que se dedicam à promoção e ao incentivo à leitura nas escolas de Montes Claros. “Receber esse prêmio tão prestigioso significa não somente um momento de honra e orgulho, mas também motivação para continuar esse trabalho, que às vezes se mostra tão desafiador e, ao mesmo tempo, satisfatório”, agradeceu a professora.
O troféu foi instituído pela Academia Montes-clarense de Letras com o objetivo de homenagear professores que se dedicam à promoção e incentivo à leitura nas escolas de Montes Claros. “O troféu é uma criação da nossa gestão na Academia e essa foi a primeira outorga da homenagem. A partir de agora ela será entregue, semestralmente, a professores que incentivam a leitura, que incentivam o amor ao livro”, explica o presidente da Academia, Edson Andrade.
Diretora da Escola Municipal Rozenda Zane Moraes, Paloma Santos Oliveira explica que a premiação representa o resultado positivo da inclusão da Literatura na grade curricular dos estudantes. “A Literatura já era trabalhada antes, dentro da disciplina de Língua Portuguesa. Mas, nos últimos anos, foi adotada pela Secretaria Municipal de Educação como um projeto, com promoção e incentivo do projeto ‘Montes Claros na Trilha da Leitura’, em todas as escolas municipais”, destacou.
Paloma explica que, neste ano, a escola teve a iniciativa de trabalhar com autores regionais. “E recebemos um apoio muito importante da Academia Montesclarense de Letras que, desde o início, abraçou o projeto, esteve presente na escola, incentivando e motivando os estudantes, trazendo obras. Estamos muito felizes com a participação e parceria e com os resultados que estamos alcançando. A premiação da professora Daiane é motivo de muito orgulho para nossa escola”, reconheceu. Wanderlino Arruda agradeceu pela honra de emprestar seu nome à premiação. “Nem sei se mereço tanto, mas fui convencido pelos acadêmicos, meus confrades e confreiras, de que homenagem se oferece em vida. Então, confesso que muito me honra”, agradeceu.