[views count="1" print="0"]

Procon Mirim tem implementação concluída em Pirapora e Pontro Chique

Os municípios de Ponto Chique, Pirapora, na região são fortalecidos para o consumo consciente

O Programa Procon Mirim, iniciativa educacional do Procon-MPMG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), teve sua implementação concluída nos municípios de Ponto Chique, Pirapora, João Pinheiro e Ouro Preto, fortalecendo a educação para o consumo consciente e a formação cidadã de crianças desde a infância. Mais de 315 mil estudantes já foram atendidos pelo Procon Mirim no Estado. 

Voltado para estudantes de 7 a 12 anos do ensino fundamental, o Procon Mirim tem como objetivo despertar, desde cedo, a consciência sobre direitos e deveres nas relações de consumo, promovendo valores como responsabilidade, ética e cidadania. A execução do programa nos municípios contou com a participação das Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor, dos Procons locais e Secretarias.

A implementação do programa envolve a formação de educadores, que passam a atuar como multiplicadores do conhecimento em sala de aula. A capacitação ocorre por meio de curso oferecido na plataforma de Educação a Distância (EaD) do Procon-MPMG, aliado à distribuição de materiais pedagógicos exclusivos, como a cartilha “Procon Mirim: formando consumidores conscientes”, produzida em formato de revista em quadrinhos. 

Em Ponto Chique, no Norte de Minas, a iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Brasília de Minas, a Secretaria Municipal de Educação e o Procon local. Escolas do município receberam materiais de apoio, que passaram a ser utilizados como guia para atividades educativas. Para o representante do Procon Municipal, Marcos Diony Silqueira Oliveira, o programa fortalece valores de responsabilidade e participação social. Já o secretário municipal de Educação, Gleicio Rodrigues da Silva, destacou a importância da iniciativa na formação de consumidores críticos e conscientes. 

No município de Pirapora, em parceria com a 2ª Promotoria de Justiça e Secretaria Municipal de Educação, a conclusão da implementação foi marcada pela atuação do Procon Regional de Pirapora, primeiro Procon multiplicador. Em dezembro, o Procon-MPMG recebeu uma homenagem da prefeitura de Pirapora pela parceria com a Secretaria de Educação para implantação do Procon Mirim. 

A promotora de Justiça Ana Flávia Afonso Drumond Amorim ressaltou que o programa contribui para a formação de estudantes mais conscientes, capazes de levar o aprendizado para o ambiente familiar e social. Educadores participantes também destacaram a metodologia dinâmica e interativa do projeto, que estimula o engajamento e a aprendizagem significativa. 

Em João Pinheiro, o Treinamento de Multiplicadores do Procon Mirim foi concluído com a adesão de nove escolas municipais. Educadores receberam materiais didáticos e passaram a aplicar, de forma lúdica e interdisciplinar, conteúdos relacionados à defesa do consumidor, educação financeira e consumo consciente. O promotor de Justiça Flávio Barreto Feres avaliou que o programa foi bem acolhido pela comunidade escolar, destacando o engajamento de alunos e professores. Para a Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa contribui para a formação de consumidores críticos e responsáveis. 

Já em Ouro Preto, a implementação ocorreu com o apoio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, do Procon local e da Secretaria de Educação. Educadoras da Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora concluíram o treinamento e passaram a utilizar os materiais em sala de aula. Durante visita à escola, o promotor de Justiça Emmanuel Levenhagen Pelegrini destacou a importância de ensinar, desde cedo, os direitos do consumidor, como forma de preparar uma geração mais consciente e protegida. A experiência já apresenta resultados positivos, com boa receptividade dos alunos e professores. 

Procon Mirim fica entre os finalistas e recebe homenagem em premiação 

O Procon Mirim foi homenageado durante a cerimônia da 6ª edição do Prêmio de Inovação J.Ex de 2025, que reconhece e incentiva as iniciativas e projetos inovadores no âmbito tecnológicos, de gestão e de novas metodologias aplicados no ecossistema de justiça. A entrega dos prêmios foi realizada no dia 24 de novembro, em Brasília. 

Os municípios de Ponto Chique, Pirapora, na região são fortalecidos para o consumo consciente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

DELEGADO
Receita Federal e CIMAMS realizam em Pirapora evento sobre parcelamento de dívidas municipais
Uso de fungicidas agrícolas aumenta risco de resistência
Uso de fungicidas agrícolas aumenta risco de resistência
Candidatos à habilitação aprovados já podem agendar exame prático
Candidatos à habilitação aprovados já podem agendar exame prático
SES lança projeto para fortalecer combate às síndromes respiratórias
SES lança projeto para fortalecer combate às síndromes respiratórias
Preço do boi gordo inicia fevereiro em alta
Preço do boi gordo inicia fevereiro em alta
Clima e aumento da oferta global derrubam preços do café
Clima e aumento da oferta global derrubam preços do café
A trajetória do pintor Heberth e seus 40 anos de arte à mão livre
A trajetória do pintor Heberth e seus 40 anos de arte à mão livre
Chuvas favorecem desenvolvimento das lavouras
Chuvas favorecem desenvolvimento das lavouras
Exames médicos e psicológicos para CNH têm queda no valor
UFVJM anuncia vagas remanescentes em Janaúba
Norte de Minas se destaca na Rede Sebrae
Desenhista montes-clarense na estrada há mais de 30 anos
Supermercados preocupados com a falta de produtos básicos
Um novo ano, um novo Compromisso
Unimontes anuncia inscrições para 409 vagas pelo Sisu
Montes Claros oferece diversas opções de Réveillon em 2025
Produção de feijão cresce em Minas e sustenta liderança no Sudeste 
Receita Federal e CIMAMS realizam em Pirapora evento sobre parcelamento de dívidas municipais
16,7 milhões para a saúde em Uberlândia 
Empretec está de volta a Salinas
GRS Januária integra rede de saúde regional