[views count="1" print="0"]

Primeiro Encontro Regional de PCDs no Norte de Minas Une Vozes por Inclusão e Acessibilidade

Montes Claros, MG – Em um movimento histórico para o Norte de Minas, a Associação das Pessoas com Deficiência de Montes Claros (ADEMOC) promove o Primeiro Encontro Regional das Pessoas com Deficiência (PCDs), no dia 3 de dezembro de 2025. O evento, batizado de “Unindo Vozes por Mais Acessibilidade e Inclusão”, acontece das 8h às 12h no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Montes Claros, com credenciamento a partir das 7h30. A iniciativa reúne entidades, representantes e PCDs da região para debater desafios, propostas e caminhos concretos rumo à garantia de direitos e melhoria da qualidade de vida.

Fundada em 1986, a ADEMOC é uma entidade civil sem fins lucrativos, apolítica e sem discriminação religiosa, social, sexual ou racial. Com sede em Montes Claros, atua em escalas regional e local, intervindo em questões sociais para apoiar o crescimento e a independência das PCDs. Seus objetivos incluem estimular capacidades em estudos, esportes, trabalho e lazer, além de prestar assistência social plena. Hoje, presidida por Joventino Thiago Santana e com Helder Lo- pes Souza como assistente social (CRESS 24.182-6), a associação conta com registros de utilidade pública municipal, estadual e federal, reforçando sua credibilidade.

Parcerias Fortalecem a Iniciativa

 O encontro é realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Montes Claros e a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-MG Subseção Montes Claros. Parceiros como Instituto Amor Down, Associação dos Surdos de Montes Claros (ASMOC), Visual Norte de Minas, Centro Pedagógico e Centro Dia Capelo Gaivota, ANDA Unimontes, APAE, Fundação Clarice Albuquerque, Escola Vovó Clarice, Centro Dia Madre Teresa de Calcutá, SERDI Padre Pio e a própria Prefeitura de Montes Claros – Cidade Inteligente e Inclusiva – apoiam o evento. Essas colabo- rações visam criar um espaço de diálogo coletivo, transformando vozes isoladas em ações transformadoras.

A relevância do encontro ganha contornos ainda maiores no contexto do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro. No Brasil, cerca de 18 milhões de pessoas vivem com algum tipo de deficiência, segundo o IBGE, enfrentando barreiras em acessibilidade, emprego e saúde. Em Minas Gerais, leis recentes como a 25.205/2025 ampliam a política estadual de direitos das PCDs, incluindo campanhas contra ruídos no trânsito para atender hipersensibilidades, como no Transtorno do Espectro Autista (TEA), e amparo psicossocial a familiares via SUS.

Desafios e Perspectivas no Norte de Minas No Norte de Minas, região marcada por desigualdades socio- econômicas, PCDs enfrentam obstáculos agravados pela distância de grandes centros. Falta de rampas, transporte adaptado e empregos inclusivos são queixas recorrentes. A ADEMOC, com 7 mil cadastra- dos historicamente, tem histórico de conquistas como o Transpecial.

(transporte especial), Centro de Órteses e Próteses gratuito e clínica de audiometria. Voluntários como Valcir, ex-vereador, impulsionaram esses avanços, promovendo igualdade via projetos na Câmara Municipal.

O simpósio aborda temas como acessibilidade urbana, inclusão educacional e laboral, saúde para deficiências crônicas, ocultas e raras. “Cada voz importa e juntas transformam realidades”, destaca o convite oficial, enfatizando a construção coletiva. Especialistas esperam propostas para políticas regionais, como centros-dia ampliados e fiscalização de cotas de emprego (Lei 8.213/91). O Governo de Minas reforça compromissos semelhantes em eventos recentes sobre centros-dia.

Impacto Esperado e Convocatória Com mais de 3.700 caracteres no convite oficial, o documento circular (Ofício 012025-S.S-ADMC) convoca dirigentes de instituições parceiras, posicionando o encontro como marco para o fortalecimento de políticas públicas. A OAB Montes Claros, espaço do evento, simboliza o viés jurídico na defesa de direitos. Contatos como (38) 3214- 9422 ou WhatsApp (38) 3214-8130 e e-mail atendimentoademoc@ gmail.com estão disponíveis para inscrições e esclarecimentos.

Para PCDs e familiares, o evento representa esperança. “Estamos trabalhando para garantir direitos”, afirma o ofício, reafirmando com- promisso com inclusão e cidadania. Em meio a avanços nacionais como o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da PCD (Conped), criado pela Lei 13.799/2000, o Norte de Minas ganha protagonismo. Assessoria à defesa de direitos básicos, habilitação e reabilitação são pilares do Conped, alinhados ao simpósio.

A programação anexa promete painéis dinâmicos, networking e compromissos concretos. Venha participar dessa construção pela inclusão! Acesse www.ademoc.com. br para mais detalhes. Este encontro não é só um evento: é o início de uma região mais acessível e digna para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Uso de fungicidas agrícolas aumenta risco de resistência
Uso de fungicidas agrícolas aumenta risco de resistência
Candidatos à habilitação aprovados já podem agendar exame prático
Candidatos à habilitação aprovados já podem agendar exame prático
SES lança projeto para fortalecer combate às síndromes respiratórias
SES lança projeto para fortalecer combate às síndromes respiratórias
Preço do boi gordo inicia fevereiro em alta
Preço do boi gordo inicia fevereiro em alta
Clima e aumento da oferta global derrubam preços do café
Clima e aumento da oferta global derrubam preços do café
A trajetória do pintor Heberth e seus 40 anos de arte à mão livre
A trajetória do pintor Heberth e seus 40 anos de arte à mão livre
Chuvas favorecem desenvolvimento das lavouras
Chuvas favorecem desenvolvimento das lavouras
Carne suína inicia ano com preços pressionados por alta oferta
Carne suína inicia ano com preços pressionados por alta oferta
Exames médicos e psicológicos para CNH têm queda no valor
UFVJM anuncia vagas remanescentes em Janaúba
Norte de Minas se destaca na Rede Sebrae
Desenhista montes-clarense na estrada há mais de 30 anos
Supermercados preocupados com a falta de produtos básicos
Um novo ano, um novo Compromisso
Unimontes anuncia inscrições para 409 vagas pelo Sisu
Montes Claros oferece diversas opções de Réveillon em 2025
Empretec está de volta a Salinas
GRS Januária integra rede de saúde regional
Candidatos à habilitação aprovados já podem agendar exame prático
Briga entre irmãos termina com um deles morto a facadas em Ibiracatu
Uberlândia vence North pelo Campeonato Mineiro