Se as previsões se concretizarem, Montes Claros terá uma nova sequência de vários dias de chuvas, a partir desta sexta-feira (1º/3), com possibilidade de o município receber cerca de 120mm de precipitações. Na semana passada, Minas Gerais foi um dos Estados onde mais choveu. Em várias áreas da região de Montes Claros e do Vale do Rio Doce choveu mais de 200mm entre os dias 19 e 23 de fevereiro de 2024. No Norte de Minas, outras cidades também receberam grandes volumes de chuvas: 233,2mm em Francisco Sá; 225,6mm Pirapora; 212mm em Gameleiras; e 207,8mm em Matias Cardoso.
A razão de tanta chuva sobre Minas Gerais na semana passada foi a combinação de muito ar quente úmido sobre o Estado e a persistência de uma circulação ciclônica de ventos, em vários níveis da atmosfera. Este tipo de circulação, caracterizada por um movimento do ar no sentido horário, concentra a umidade e facilita a formação de nuvens carregadas, com potencial para temporais.
No começo da semana passada, a presença da tempestade subtropical Akará na costa do Rio De Janeiro e de São Paulo, ajudou a canalizar a umidade sobre a região Sudeste, colaborando para a formação de grandes áreas de chuva também sobre Minas Gerais.
Esta semana começou com ocorrência de chuvas em várias áreas da cidade de Montes Claros, apenas o suficiente para molhar o chão. Não há previsão para esta quarta e quinta-feira, como também não havia para segunda-feira. Hoje e amanhã, a temperatura máxima deverá variar entre 30ºC e 31ºC, a mínima entre 20ºC e 21ºC e os índices de umidade relativa do ar entre 46% e 87%.
MONTES CLAROS
Já nesta sexta-feira, primeiro dia do mês de março, há possibilidade de o município receber 8mm de chuvas, com máxima de 32ºC, mínima de 21ºC e umidade do ar entre 46% e 80%. Há previsão ainda de Montes Claros receber mais 11mm de chuvas no sábado, 30mm no domingo, 8mm na segunda-feira e mais 11mm no dia seguinte. Há previsão de chuvas até o dia 12 de março. No período, a temperatura máxima deverá variar entre 25ºC e 29ºC, a mínima entre 20ºC e 21ºC e a umidade do ar entre 66% e 98%.