Pelo menos 55 pessoas foram presas em flagrante nessa quarta-feira (8/10) no âmbito da Operação Nacional de Proteção Integral III, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em ação conjunta com as polícias civis de 16 estados. Entre os presos está um morador do Norte de Minas. O suspeito (42 anos) foi preso em sua casa na zona rural da cidade de Josenópolis.
Segundo a PF, ele estava sendo investigado desde 2024 por armazenamento de material de abuso sexual infanto-juvenil. A corporação informou ainda que ele havia armazenado em sua conta pessoal na internet 754 mídias de abuso, adquiridas entre 2020 a 2024. O celular do suspeito foi apreendido. Ele foi levado para a delegacia da Polícia Federal em Montes Claros.
SOBRE A OPERAÇÃO – O objetivo da ação é identificar suspeitos envolvidos em crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes praticados, sobretudo, pela internet. Em nota, a PF informou o cumprimento simultâneo de 182 mandados de busca e apreensão e de 11 mandados de prisão preventiva em todo o país.
Além das prisões em flagrante, até a última atualização feita pela PF, haviam sido registradas duas apreensões de menores e duas vítimas resgatadas. Participam da ação 617 policiais federais e 273 policiais civis dos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.