[views count="1" print="0"]

Presidente mostra trabalho da Assembleia

Tadeuzinho apresenta relatório sobre a atuação do parlamento em 2023

Em Reunião Solene de Plenário que marcou, na quarta-feira, o encerramento do primeiro ano da 20ª Legislatura (período de quatro anos para os quais os parlamentares são eleitos), o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho, do MDB, apresentou relatório sobre a atuação do Legislativo em 2023.

Neste ano, foram realizadas mais de 120 reuniões de Plenário, entre ordinárias e extraordinárias, das quais mais de 50 deliberativas. Foram realizadas, ainda, 37 reuniões especiais, destinadas a homenagear e reconhecer aqueles que contribuíram com o desenvolvimento e o progresso do Estado. Ao longo de 2023, a Assembleia de Minas analisou e deliberou sobre mais de 300 proposições, incluindo projetos de lei (PLs), projetos de lei complementar (PLCs), projetos de resolução (PRE), propostas de emenda à Constituição (PECs) e vetos do governador.

Além disso, foram aprovados 136 requerimentos de pedido de informações a entidades públicas e privadas. As deliberações abrangeram áreas como saúde, educação, segurança pública, meio ambiente, desenvolvimento econômico, assistência social e infraestrutura, atendendo todas as regiões do Estado.

Dentre as proposições, destacam-se 145 projetos que contribuíram para o aprimoramento das políticas públicas, 67 de doação de imóveis para diversos municípios mineiros, 52 que reconheceram características marcantes da nossa cultura como de relevante interesse cultural, 17 criando datas comemorativas e 8 de homenagens cívicas. Além de projetos do Poder Executivo e de outros poderes, foram analisadas proposições de autoria de 66 deputadas e deputados.

TRABALHO DAS COMISSÕES – As comissões da Assembleia, em 2023, realizaram mais de 1.060 reuniões e 44 visitas técnicas. Das atividades promovidas por elas, 409 foram destinadas a eventos, divididas em 320 audiências públicas, 37 audiências de convidados e 8 debates públicos.

Neste ano, a ALMG também deu continuidade ao Assembleia Fiscaliza, que recebeu secretários e dirigentes de órgãos estaduais em reuniões das comissões para prestarem informações sobre a gestão das respectivas secretarias, entidades e órgãos. Um desdobramento do Fiscaliza foi o Tema em Foco, que consiste num conjunto de atividades das comissões para o acompanhamento intensivo de determinados temas de políticas públicas.

Na edição de 2023/2024, além da escolha do tema, as comissões executam um plano de trabalho. Ao final, vão apresentar um relatório de atividades em que constarão suas conclusões e eventuais sugestões de encaminhamentos.

PARTICIPAÇÃO POPULAR – Foram realizados encontros regionais em Teófilo Otoni (Jequitinhonha/Mucuri), Caratinga (Rio Doce), Montes Claros (Região Norte) e Diamantina (Região Central), além dos grupos de trabalho na Capital e de uma consulta pública no Portal da Assembleia. Desse evento participativo, resultaram 611 propostas vindas da população, que deram origem a 318 requerimentos com indicações de projetos e atividades para aplicação de recursos orçamentários e com pedidos de informações e de providências.

Participaram dos três ciclos de debates e da discussão do PPAG cerca de 1.100 pessoas, entre as quais representantes de 337 entidades da sociedade civil e do poder público, relacionados às temáticas em discussão. Ainda em relação aos eventos participativos, foram realizados oito Encontros com a Procuradoria da Mulher, que abordaram diferentes temas relacionados à equidade de gênero e ao combate da violência contra as mulheres.

NEGOCIAÇÃO DA DÍVIDA – O presidente Tadeu Martins Leite destacou o protagonismo do Parlamento mineiro, em 2023, nas negociações por uma solução definitiva para o endividamento do Estado. Lembrou que a Assembleia apresentou à sociedade mineira a construção de alternativas viáveis para o pagamento da dívida de Minas com a União, que há 25 anos vem comprometendo a realização de investimentos e a destinação de recursos a serviços públicos. “Partiu desta Casa a iniciativa de elaborar, junto ao Congresso Nacional, ao Governo Federal e ao Executivo Estadual, propostas capazes de equacionar – e não apenas postergar – esta nefasta dívida.” O trabalho, intermediado principalmente pelo presidente da ALMG, foi exaltado por parlamentares que se pronunciaram durante a Reunião Solene. Cumprimentaram o presidente os deputados Sargento Rodrigues, do PL, Gil Pereira, do PSD, Tito Torres, do PSD e Ulysses Gomes, do PT e as deputadas Maria Clara Marra, do PSDB e Beatriz Cerqueira, do PT.

Presidente mostra trabalho da Assembleia
Tadeu Martins Leite apresenta relatório do trabalho da Assembleia Legislativa neste ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Carlos Pimenta reforça Bancada Norte mineira Posse amplia articulação estratégica na Assembleia Legislativa
Carlos Pimenta reforça bancada Norte mineira
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
WhatsApp Image 2025-12-03 at 19.30.39 (1)
Montes Claros aprova Lei de Inovação e impulsiona era digital
Câmara de vereadores reconhece os 40 anos da ABMCJ
Legisladores reconhecem os 40 anos da ABMCJ
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Seminário debate direitos de quilombolas e comunidades
Seminário debate direitos de quilombolase comunidade
Carlos Pimenta retomará cadeira na ALMG após saída de Alencar
Carlos Pimenta retomará cadeirana ALMG após saída de Alencar
Gil Pereira destaca liderança de MG na transição energética
Gil Pereira destaca liderança de MG na transição energética
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
ALMG Sanciona Observatório Violência Mulher Minas
DPMG realiza 1ª reunião do Comitê Gestor do SOLAR
Montes Claros recebe encontro regional do PL nesta sexta-feira
TRE-MG discute estratégias para ampliar cadastramento na região
Elaboração de planos municipais de saneamento pauta workshop
Prefeito reafirma compromisso da cidade com o meio ambiente
Deputado exalta a importância do Cemig Agro
Armazéns da Casemg serão implodidos 
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251