Presidente do Cimams destaca avanço da regularização fundiária

Durante a realização do IV Fórum Mineiro de Cidades Inteligentes Sustentáveis, nessa terça-feira, no auditório do Crea-MG, em Montes Claros, o presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), Valmir Morais de Sá, também prefeito de Patis, foi convidado a participar do painel Cases de Cidades Inteligentes.

Durante a realização do IV Fórum Mineiro de Cidades Inteligentes Sustentáveis, nessa terça-feira, no auditório do Crea-MG, em Montes Claros, o presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), Valmir Morais de Sá, também prefeito de Patis, foi convidado a participar do painel Cases de Cidades Inteligentes. O tema abordado pelo dirigente do Consórcio foi sobre a regularização fundiária, em seu município, de 2.400 imóveis. Relatou que o processo foi árduo e dispendioso, tendo investido cerca de R$ 2 milhões, mas os resultados são positivos do ponto de vista social.

Antes da regularização, Morais explicou que o município contava apenas com oito imóveis que possuíam escrituras e parte destes tinha a Igreja como proprietária. O êxito no projeto para garantir as escrituras aos cidadãos, segundo ele, foi o resultado da soma de esforços da Prefeitura, Câmara Municipal, população, empresa Carvalho Amaral Engenharia, da equipe técnica do Ofício do 2º Registro de Imóveis de Montes Claros, e do Cimams na realização do processo de licitação.

O presidente do Cimams ressaltou que Patís foi um dos poucos municípios a realizar a regularização fundiária de forma gratuita, custeada pela Prefeitura e os beneficiários não tiveram que arcar com nenhuma despesa para terem o documento que comprova a propriedade dos imóveis. “Foi um investimento que será revertido a longo prazo. Esses títulos que entregamos às famílias do município vão mudar a história de Patís, pois a regularização fundiária é um instrumento de cidadania que permite que o morador tenha acesso a serviços públicos como água, luz e esgoto. Aumento da valorização do imóvel, além da segurança jurídica”, afirmou.

FÓRUM – O objetivo do evento é demonstrar o estado da arte da tecnologia, aplicações e soluções para cidades inteligentes, sustentáveis e resilientes, além da apresentação de alternativas para redução de custos administrativos e operacionais dos municípios utilizando inovação tecnológica, potenciais fontes de financiamento e incentivos governamentais, e das diretrizes da Rede Mineira de Cidades Inteligentes e Sustentáveis, conectando com gestores públicos, fornecedores, financiadores e especialistas do setor. Nesta quarta edição, Minas Gerais será explorada e buscará inspiração em exemplos do Brasil, de como poderá liderar a revolução das cidades inteligentes, promovendo futuro mais sustentável, inclusivo e próspero para todos os seus cidadãos.

Presidente do Cimams destaca avanço da regularização fundiária
Presidente do Cimams, Valmir Morais destaca a importância social da regularização fundiária urbana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Emenda que amplia salário será votada
Emenda que amplia salário será votada
Presidente da Amams é homenageado pela AMM
Presidente da Amams é homenageado pela AMM
Prefeitura entrega certidões de regularização fundiária urbana
Prefeitura entrega certidões de regularização fundiária urbana
Governo aumenta reajuste salarial para 4,62%
Governo aumenta reajuste salarial para 4,62%
Cidade terá programa Governança Corporativa
Cidade terá programa Governança Corporativa
Projeto prevê proteção à mulher vítima de violência
Projeto prevê proteção à mulher vítima de violência
Montes-clarense assume o TSE pela segunda vez
Montes-clarense assume o TSE pela segunda vez
Prefeitura presta contas na Câmara
Prefeitura presta contas na Câmara
Zema exalta posse de montes-clarense no TSE
Congresso destaca apoio do Governo às prefeituras
Estado apresenta soluções inovadoras para municípios
Vereadores pedem fim do lixão no bairro Canelas
Deputada do PL vai assumir Secretaria no governo Zema
TRE trabalha com foco nas eleições municipais
Último FPM de maio tem aumento de 20%
Deputados aprovam revisão dos salários para servidores
PC alerta para notícias falsas sobre carteira de identidade
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Polícia Civil lança site sobre desaparecimento de pessoas
Polícia de Meio Ambiente lança Operação “Curupira”
Forças de segurança protestam por reajuste