[views count="1" print="0"]

Presidente da AMM e Secretário de Estado de Fazenda discutem inserção do ISS na Nota Fiscal Mineira para aumentar arrecadação das prefeituras 

Imagem: AMM | Divulgação

Em mais uma ação efetiva em busca de incrementos para os caixas das prefeituras mineiras, o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e 1º vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Dr. Marcos Vinicius, acompanhado da equipe técnica da entidade, se reuniu com o Secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais, Luiz Claudio Fernandes Lourenço Gomes, e com a Secretária Adjunta, Luciana Mundim de Mattos Paixão, nessa quarta-feira (5/2), na Cidade Administrativa, para tratar de avanços na inclusão do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) no Programa Nota Fiscal Mineira.

Esta foi a segunda reunião organizada pela AMM para levar a solicitação ao governo do Estado. O programa, desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda, contempla apenas o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A ampliação para o ISS beneficiaria os municípios mineiros, aumentando a arrecadação e combatendo a sonegação fiscal.

A Nota Fiscal Mineira incentiva os consumidores a solicitarem a emissão de notas fiscais com a inclusão do CPF, oferecendo prêmios por meio de sorteios que contemplam, ainda, entidades de assistência social. Essa prática estimula a cidadania fiscal e contribui para a transparência nas transações comerciais.

O presidente da AMM, Dr. Marcos Vinicius, destacou a importância do programa e afirmou que a inserção do ISS é fundamental como forma de incremento à arrecadação dos municípios. “A inclusão do ISS na Nota Fiscal Mineira é uma medida estratégica para fortalecer a economia dos municípios mineiros, garantindo recursos essenciais para o desenvolvimento local. Além disso, já precisamos pensar no futuro!”, diz.

Com a Reforma Tributária, prevista para ser implementada gradualmente até 2033, o ICMS e o ISS serão substituídos pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Nesse período de transição, a inclusão do ISS na Nota Fiscal Mineira representa um avanço significativo, especialmente para os municípios menores, que dependem mais das receitas locais e, portanto, necessitam melhorar a arrecadação desse imposto. “Ao incentivar os cidadãos a exigirem a nota fiscal, fortalece-se o caixa municipal, permitindo mais investimentos em serviços públicos que beneficiam diretamente a população”, completou o presidente da AMM.
A secretária-adjunta da Fazenda afirmou que o Governo do Estado fará estudos técnicos para avaliar a possibilidade da inclusão do imposto municipal no programa e elogiou a iniciativa da AMM. Ela ressaltou que 25% dos recursos arrecadados com ICMS vão para os municípios. “Portanto, quando o cidadão baixa o aplicativo e faz a adesão ao programa Nota Fiscal Mineira, ele já está contribuindo para melhorar a arrecadação do município. Além disso, ele concorre a prêmios de até R$ 1 milhão”, destaca.
Também participaram da reunião os assessores técnicos da AMM: Analice Horta (Contabilidade), Angélica Ferreti (Economia), Thiago Ferreira (Jurídico) e o coordenador das Áreas Técnicas da AMM, Guilherme Levy.

Webinário

O programa Nota Fiscal Mineira e a destinação de recursos à assistência social foram também temas do Webinário Observatório, promovido pela AMM, nessa quinta-feira (6/2), com a participação da secretária adjunta de Fazenda, Luciana Mundim, e do coordenador do Programa de Educação Fiscal Estadual (Proefe), Luiz Antonio Zanon.
O objetivo foi apresentar o programa e estimular o engajamento dos gestores municipais, visando à ampliação do alcance da Nota Fiscal Mineira em todo o Estado. “Precisamos trabalhar arduamente, neste momento e na fase de transição do ICMS e do ISS para o IBS, a consciência da importância da emissão da nota fiscal de serviços e de compra de mercadorias, pois é a partir delas que o novo imposto será verificado pelos entes públicos. Então, a nota fiscal continuará a ser tão importante no IBS e no CBS quanto é hoje”, frisou a secretária Luciana Mundim. O CBS (Contribuição Social de Bens e Serviços) será o futuro tributo federal que substituirá o Pis e a Cofins.
Luiz Zanon lembrou que o programa é uma atividade de educação fiscal, que busca levar aos cidadãos informações sobre a importância do tributo como viabilizador de políticas públicas. Ele explicou como fazer para participar do programa, usar o aplicativo NFM, se cadastrar e indicar as entidades de assistência social para que sejam premiadas sempre que o consumidor ganhar.

Saiba mais em notafiscalmineira.fazenda.mg.gov.br

Confira o Passo a passo para utilizar o programa:
1 – Cadastre-se no programa
Acesse o site www.notafiscalmineira.fazenda.mg.gov.br e clique em “Cadastre-se”. Preencha as informações pessoais, crie uma senha e indique três entidades de assistência social.

2 – Peça o CPF na nota
Ao realizar compras em estabelecimentos mineiros, solicite a inclusão do CPF na nota fiscal. Isso é essencial para acumular bilhetes e participar dos sorteios.
3 – Acompanhe os bilhetes
No site ou no aplicativo da Nota Fiscal Mineira, faça login com CPF e senha para acompanhar os bilhetes gerados e verificar a participação nos sorteios.
4 – Participe dos sorteios
Concorrendo com os bilhetes acumulados, você pode ganhar prêmios em dinheiro! Fique de olho nas datas dos sorteios, que também estão disponíveis no site.
5 – Ganhe e colabore
Além de concorrer a prêmios, ao pedir a nota fiscal você ajuda a aumentar a arrecadação do seu município, combatendo a sonegação e contribuindo para mais investimentos na sua cidade!

Mais informações com a assessoria técnica da AMM pelo WhatsApp (31) 2125-2400.

 

  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Três pessoas morrem em acidente na BR-251
Três pessoas morrem em acidente na BR-251
Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Montes Claros entra no ritmo do Natal
Montes Claros entra no ritmo do Natal
PAES/Unimontes serão aplicadas domingo
PAES/Unimontes serão aplicadas neste domingo
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Carlos Pimenta reforça Bancada Norte mineira Posse amplia articulação estratégica na Assembleia Legislativa
Carlos Pimenta reforça bancada Norte mineira
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Cruzeiro receberá o Botafogo nesta quinta-feira no Mineirão
Cruzeiro receberá o Botafogo nesta quinta-feira no Mineirão
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Abertas inscrições para o concurso da polícia penal
ALMG Sanciona Observatório Violência Mulher Minas
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
INMET divulga alerta para 114 cidades da região
DPMG realiza 1ª reunião do Comitê Gestor do SOLAR
Armazéns da Casemg serão implodidos 
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251