O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho, do MDB, participou nessa terça-feira, 22, da abertura da Superminas 2024, misto de feira e congresso que reúne supermercadistas e empresários do ramo de panificação
Promovida pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), com o apoio do Sebrae-MG, a Superminas é o maior evento empresarial do Estado e o segundo maior evento supermercadista do País. Em sua 36ª edição, conta com mais de 500 expositores e pretende reunir 60 mil pessoas dessa terça (22) a quinta (24) no Expominas, em Belo Horizonte.
Ao lado do governador Romeu Zema e de outras autoridades, Tadeu Martins Leite lembrou que o setor supermercadista gera quase meio milhão de empregos em Minas. “Quero dizer do nosso orgulho de ver um setor tão pujante, tão forte, que tem a oportunidade de mostrar a importância e a força de Minas Gerais para todo o País”, afirmou.
O deputado ressaltou que a Assembleia é a casa de todos, do diálogo, e que está “sempre de portas abertas para quem gera emprego e renda”. O governador também destacou a relevância do setor supermercadista na geração de empregos e no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.
PIB DO ESTADO – O presidente da Amis, Alexandre Poni, afirmou que o setor fatura R$ 103,7 bilhões por ano e é responsável por 11% do PIB mineiro. “Somos 492 mil pessoas trabalhando diretamente em supermercados e 60% são jovens em sua primeira oportunidade formal de trabalho”, disse.
Poni destacou dois temas que merecem atenção do setor: a Reforma Tributária, em tramitação no Congresso Nacional; e a disseminação das “bets”, apostas online, classificadas por ele como um combinado de “vício e ilusão”. Ele lembrou que as bets já estão impactando negativamente no consumo de itens de supermercados.
Também participaram da Superminas o 1º Secretário da Assembleia, Antonio Carlos Arantes (PL); os deputados Mauro Tramonte (Republicanos) e Professor Wendel Mesquita (Solidariedade); além de diversos empresários, cônsules e autoridades do Executivo e Legislativo municipal e estadual.