O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho, do MDB, compôs o dispositivo de honra na inauguração do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre, no Alto Paranaíba, nessa quarta-feira. A solenidade também contou com a presença do presidente Lula, do PT, do governador Romeu Zema, do Novo e do prefeito do município, Joca Silveira de Melo, do Avante, entre outras autoridades.
A unidade, inaugurada pelo diretor-presidente da Eurochem na América do Sul, Gustavo Horbach, e o diretor global da empresa, Oleg Shiryaevé, é composta por mina de extração de fosfato e complexo industrial para a produção de fertilizante fosfatado de alto padrão a partir da rocha minerada no local.
Para o presidente da Assembleia mineira, o investimento de cerca de US$ 1 bilhão empenhado pela Eurochem no Complexo Salitre agrega valor não apenas para o município e a região do Alto Paranaíba, mas também para toda Minas Gerais e o Brasil.
“É um dia histórico para Minas Gerais, com a presença do presidente Lula e do governador Zema, além de diversas autoridades, parlamentares estaduais e federais, trazendo essa boa notícia para a região. Este investimento da Eurochem, na cidade de Serra do Salitre, ajuda, na prática e no dia a dia, o produtor do Brasil e do Estado”, afirmou o parlamentar.
Tadeu Martins Leite ainda ressaltou que o polo vai entregar “praticamente 15% dos fertilizantes de todo o País, mostrando a produção pujante de nosso Estado. E ainda vai diminuir a dependência do Brasil na importação de fertilizantes.”
O presidente Lula chamou a atenção para o potencial e a vocação agrícola do Brasil, destacando o valor dos fertilizantes para o setor. Avaliando que “o alimento é a arma mais importante da face da Terra”, o mandatário do Brasil citou sua confiança de que o País tem condições de ser autossuficiente na fabricação desses adubos, fortalecendo ainda mais a agropecuária nacional, com geração de emprego e renda.
Destacando recordes do setor agrícola mineiro, o governador Romeu Zema abordou o trabalho desenvolvido atualmente pela Cemig e seu impacto positivo no agronegócio. Ele enfatizou, ainda, a ampliação no investimento e na instalação de energia fotovoltaica no âmbito Estado. Zema também elogiou o potencial produtivo da região, assim como a qualidade de produtos locais, como queijo e café.
A inauguração ainda teve a participação do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do PSB; dos ministros das Minas e Energia, e da Agricultura e Pecuária, respectivamente Alexandre Silveira e Carlos Fávero, ambos do PSD; e do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, do Novo, entre outras autoridades.