A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) Campus Montes Claros, realizou nessa quarta-feira (13/12), a formatura de 160 alunos participantes do projeto de formação profissional Jovens Empreendedores. A solenidade foi realizada no Auditório do IFNMG e contou com a participação da secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso, do diretor-geral do IFNMG – Campus Montes Claros, professor Renato Afonso Cota Silva, da equipe gestora e instrutores do projeto, além dos alunos e professores das escolas participantes.
O projeto Jovens Empreendedores é uma iniciativa inovadora da Secretaria de Educação de Montes Claros e do IFNMG, voltado para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais, e tem como objetivo proporcionar a formação integral dos discentes e prepará-los para os desafios do atual mercado de trabalho, que exige profissionais cada vez mais bem preparados e qualificados. “É uma parceria de sucesso e que, para o próximo ano, será ampliada com as escolas em tempo integral em todo o município”, anuncia a secretária Rejane Veloso.
Nesta etapa, o projeto integrou alunos das escolas municipais Alcides Carvalho, Dona Vidinha Pires, Mestra Fininha, João Valle Maurício e Rotary São Luiz. Os alunos participaram do curso “MyMaker”’, com oficinas destinadas ao pensamento computacional e incentivo à cultura maker por meio da programação em blocos e robótica educacional, e do curso “Jovens Inventores”, de iniciação tecnológica no contexto de prototipagem física por meios digitais. “É uma importante oportunidade de contribuir para a formação dos nossos jovens, de forma a estimular o raciocínio criativo, a inovação, o pensamento crítico e a solução dos desafios que temos nos dias atuais”, ressalta o professor Renato Cota.
Implantado no primeiro semestre de 2023, as aulas ocorrem no contraturno escolar, oferecendo qualificação profissional na sede do Instituto, e também reforço em Língua Portuguesa e Matemática, além de atividades esportivas e culturais, nas unidades escolares. “O curso me trouxe experiências incríveis e um aprendizado que vou levar para sempre. Com certeza eu faria de novo ou indicaria para uma pessoa próxima”, avalia Julia, aluna da Escola Municipal Mestra Fininha, localizada no bairro Ciro dos Anjos.
Daniel Cristovam Pacheco, diretor da Escola Municipal Rotary São Luiz, no Distrito Industrial, diz que o projeto contribui efetivamente para elevar a qualidade da educação pública em Montes Claros. “Além de fortalecer o aprendizado curricular e trazer novos conhecimentos, o curso contribui para ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho”, destaca.