A Prefeitura de Montes Claros, por meio da gerência do Mercado Municipal Christo Raeff, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, apoiou pesquisa realizada naquele estabelecimento comercial. A coleta de dados foi realizada entre os meses de dezembro do ano passado e fevereiro deste ano, e aplicada por alunos bolsistas de diversos cursos superiores do estado de Minas Gerais.
Os alunos bolsistas fazem parte do Projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI), coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). A pesquisa foi conduzida presencialmente no interior do Mercado Municipal, considerado um ambiente propício para o contato direto com os clientes e a obtenção de informações relevantes sobre suas interações e comportamentos de consumo.
O Projeto está em sua segunda edição e tem como objetivo incentivar o pensamento empreendedor e a iniciativa empreendedora dentro de ambientes educacionais como universidades e escolas, de forma a impactar de forma direta ou indireta a realidade da população local.
Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura, Edilson Torquato, destaca que um dos objetivos da pesquisa foi conhecer as necessidades dos permissionários que atuam no Mercado e dos frequentadores, para alinhar qualificação para os comerciantes e melhorias na estrutura.
“Através desta coleta de dados vamos diagnosticar a necessidade das pessoas que trabalham no Mercado no sentido de terem uma qualificação melhor, seja no atendimento, na higiene e na comunicação com seus clientes. O prefeito Humberto Souto determinou que conhecêssemos as necessidades dos nossos parceiros e feirantes do mercado, para ajudá-los na qualificação, que é de fundamental importância para o empreendedorismo local”, disse.
Ainda de acordo com o secretário, “depois de elaborar esse relatório, vamos firmar novas parcerias para contribuir no desenvolvimento das pessoas que trabalham no Mercado Municipal para ajudá-las na geração de emprego e renda”.
PROBLEMAS – A pesquisa nasceu com o propósito de evidenciar os problemas e adversidades presentes no Mercado Municipal de Montes Claros, tais como possibilitar melhor compreensão do espaço, para assim oportunizar futuras melhorias e upgrades na infraestrutura do ambiente.
O trabalho consiste na aplicação de questionário que levou em consideração a opinião dos entrevistados em relação ao Mercado. Dessa maneira, o questionário foi elaborado pela equipe VUEI-Montes com mentoria dos professores presentes na Inemontes (Incubadora de pesquisas da Unimontes) e aplicado em consumidores e frequentadores do Mercado Municipal.