Montes Claros pretende dar mais atenção ao turismo como alternativa para fortalecer sua economia, gerar emprego e renda, com reflexos positivos na qualidade de vida da população. Pelo menos foi isso que se pôde perceber na manifestação do atual vice e prefeito eleito, Guilherme Guimarães Oliveira, do União Brasil, durante reunião nessa segunda-feira, na cidade, em que se discutiu sobre a exploração mais efetiva do setor na região e que teve a participação do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, além de lideranças dos municípios norte-mineiros. Ele entende que há necessidade de se fortalecer o turismo no Norte de Minas, através da exploração de seus expressivo potencial.
Realizado em hotel da cidade, o encontro foi promovido pela Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais (Adenor) e apoio da Invest Minas, Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene) e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, o encontro reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários e dirigentes municipais de turismo, além de gestores públicos e privados da área.
O secretário estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, enfatizou que “a região norte do Estado de Minas conta com vários elementos que potencializam o turismo, como por exemplo os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal, que é um Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro”.
Já Anamélia Tagliaferri, assessora estratégica de Atração de Investimentos para o Turismo da Invest Minas destacou que “é um prazer estar aqui e é muito bom estar no Norte de Minas, porque a gente acaba vendo outras realidades. Eu tenho vindo e pretendo vir mais, porque cada vez a gente volta com muitas ideias, identificando essaunião que vocês estão propondo, que é extremamente rica para o desenvolvimento desse território”
Ao se manifestar no encontro, o vice e prefeito eleito, Guilherme Guimarães, enfatizou que “Montes Claros só será mais forte se todo o Norte de Minas estiver forte. Vocês podem contar extensivamente com o trabalho da nossa equipe. Temos que ser um porto seguro para que os municípios da região possam oferecer o turismo como uma grande opção para todo o país”, disse.
MANDATO – Eleito no primeiro turno das eleições municipais de 6 deste mês, com mais de 150 mil votos, para cumprir o primeiro mandato, Guilherme Guimarães prepara-se para tomar posse no dia 1º de janeiro em substituição ao prefeito Humberto Souto- sem partido -. Terá a missão de dar sequência aos projetos elaborados pelas duas gestões consecutivas do atual chefe do Executivo, e que não conseguiu executá-los ao longo do período.