Guilherme Guimarães esteve ontem no prédio da Nova Prefeitura de Montes Claros
O prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães (União Brasil) anunciou na manhã dessa segunda-feira (9), a retomada das obras do estádio – Arena MOC (antigo Mocão) que terá o nome de Estádio Municipal Humberto Souto. Ele lançou o Programa Montesclarear, o maior pacote de investimentos em obras da história recente do município. O programa prevê R$ 1 bilhão em investimentos, com intervenções em todas as regiões da cidade. Na mesma solenidade, foram autorizadas as ordens de serviço para o início das obras do estádio, do Complexo Esportivo Antônio Lafetá, Toninho Rebello, do Hospital Municipal Geral de Montes Claros, empreendimentos considerados marcos históricos para o desenvolvimento local.
Em um momento em que muitos municípios enfrentam dificuldades financeiras e travas para investir, Montes Claros mostra na prática que gestão séria, planejamento e responsabilidade geram resultado. O anúncio reforça um caminho claro: obras com propósito, foco em entregar serviços melhores à população e visão de futuro para a cidade.
MONTESCLAREAR
O Programa Montesclarear reúne ações estruturantes nas áreas de saúde, cultura, esporte, lazer, infraestrutura, mobilidade urbana e urbanização, com impacto direto na qualidade de vida da população e no crescimento econômico do município. De acordo com a administração municipal, a previsão é que as obras estruturais do Estádio Humberto Souto tenham início dentro de aproximadamente oito meses. No entanto, os serviços de urbanização no entorno do empreendimento começam já a partir de março, com máquinas e equipes atuando na preparação da área, drenagem, pavimentação e adequações viárias.
Durante o evento, o prefeito Guilherme Guimarães destacou que o pacote de investimentos representa um novo ciclo de desenvolvimento para Montes Claros.
“Estamos lançando o maior programa de obras da história recente do município. São quase R$ 1 bilhão em investimentos, contemplando todas as áreas: saúde, cultura, esporte, lazer e infraestrutura. A partir de março, as máquinas já estarão trabalhando no entorno dos empreendimentos. Esse é um projeto pensado para transformar Montes Claros e melhorar a vida das pessoas”, afirmou.
COMPLEXO ESPORTIVO – O prefeito também anunciou que o complexo esportivo e o campo receberão o nome de Antônio Lafetá Rebelo, enquanto o Estádio Municipal passará a se chamar Humberto Souto, em homenagem a duas personalidades marcantes da história local. Segundo ele, as novas praças esportivas irão fortalecer o esporte, o lazer e a inclusão social, além de impulsionar o turismo esportivo, movimentar a economia local e ampliar as oportunidades para atletas e projetos sociais.
NOVO HOSPITAL – Na área da saúde, o secretário municipal Eduardo Luiz da Silva explicou que o novo Hospital Municipal passará por etapas técnicas de habilitação junto ao Ministério da Saúde, garantindo suporte financeiro para o seu funcionamento pleno.
“O hospital precisará passar por processos de habilitação para receber financiamento. O Sistema Único de Saúde (SUS) é tripartite, envolvendo União, Estado e municípios, e Montes Claros tem cumprido sua função com responsabilidade. O hospital vai funcionar de forma adequada, ampliando o atendimento e oferecendo mais dignidade à população”, explicou. O novo hospital é considerado uma das maiores demandas históricas do município e deve contribuir para a redução das filas, ampliação de cirurgias eletivas e fortalecimento da rede pública de saúde.
INVESTIMENTOS – Além do estádio, do complexo esportivo e do hospital, o Programa Montesclarear contempla pavimentação e recapeamento de centenas de ruas, abertura e urbanização de novas avenidas, obras de drenagem pluvial, construção e ampliação de unidades básicas de saúde, implantação de praças esportivas, quadras poliesportivas em escolas, melhorias no acesso às áreas rurais e revitalização de espaços públicos e culturais.
Segundo a Prefeitura, o conjunto de investimentos deve gerar milhares de empregos diretos e indiretos, além de impulsionar significativamente a economia local, fortalecendo setores como construção civil, comércio, serviços e indústria.
Além do prefeito Guilherme Guimarães, também estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito Otávio Rocha, secretários municipais, vereadores, os deputados estaduais Gil Pereira, Arlen Santiago e Oscar Teixeira, e o deputado federal Delegado Marcelo Freitas, bem como representantes de entidades importantes da cidade, lideranças comunitárias, empresários, dirigentes de instituições sociais e membros da sociedade civil organizada.