[views count="1" print="0"]

Prazo para pedir isenção de taxa de inscrição termina sexta-feira

Candidatos que desejam pedir isenção da taxa de inscrição para o Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) precisam estar atentos à data-limite para encaminhar essa solicitação: o prazo termina nesta sexta-feira (26/1).

Candidatos que desejam pedir isenção da taxa de inscrição para o Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) precisam estar atentos à data-limite para encaminhar essa solicitação: o prazo termina nesta sexta-feira (26/1). Ou seja, o período para requerer isenção termina antes do prazo geral de inscrições, em 9 de fevereiro. Para todos os candidatos, as inscrições foram abertas na sexta-feira (19).

Estão isentos desse pagamento da taxa de inscrição os candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); aqueles que cursam ou cursaram faculdade pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); assim como aqueles que realizaram doação de medula óssea. Para os demais candidatos, a taxa de inscrição será de R$ 60,00 para vagas de nível médio; e de R$ 90,00 para vagas de nível superior.

O candidato que prestar informação falsa com intuito de usufruir da isenção está, entre outras penalidades, sujeito a cancelamento da inscrição e exclusão do CPNU, se a falsidade for constatada antes da homologação de seu resultado; exclusão da lista de aprovados, se a falsidade for constatada após homologação do resultado e antes da nomeação para o cargo/especialidade; ou declaração de nulidade do ato de nomeação, se a falsidade for constatada após a sua nomeação.

A realização do CPNU é uma iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O “Enem dos concursos” vai selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais (órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional).

COMO FUNCIONA – O assessor do Gabinete da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do MGI e membro do Grupo Técnico Operacional do CPNU, Pedro Assumpção Alves, explica que os candidatos aptos a solicitar isenção da taxa contam com espaço, no ambiente do formulário online de inscrição, para anexar arquivos comprovando a condição que garante a dispensa do pagamento (comprovante que foi ou é estudante com bolsa do Fies/Prouni, assim como declaração de que foi doador de medula, por exemplo).

O requerente deve anexar os comprovantes no momento da inscrição. Os editais dos oito bloco temáticos estabelecem, de forma clara, que “somente serão aceitos documentos no formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2MB. Não serão considerados válidos documentos apresentados por via postal, correio eletrônico ou entregues no dia da aplicação das provas, mesmo que estejam em conformidade com o estabelecido neste Edital”. A leitura cuidadosa dos editais é indispensável, para o candidato cumprir todos os requisitos necessários para ter acesso à isenção da taxa.

Também poderão ser utilizadas bases de dados nacionais para verificar se o candidato está efetivamente apto à isenção, como, por exemplo, os cadastros de integrantes do CadÚnico e o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea. A Fundação Cesgranrio, que é a empresa aplicadora das provas, também irá consultar o órgão gestor do CadÚnico, do Prouni e do Fies para verificar a conformidade da condição de isenção apresentada pelo candidato. O simples preenchimento dos dados necessários para a solicitação da isenção de pagamento do valor de inscrição, no período previsto, não garante ao interessado a isenção pleiteada. A dispensa de pagamento, portanto, somente será concedida após os dados serem verificados e certificados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Carne suína inicia ano com preços pressionados por alta oferta
Carne suína inicia ano com preços pressionados por alta oferta
Seapa impulsiona silvicultura na agroindústria e no campo
Seapa impulsiona silvicultura na agroindústria e no campo
Embrapa lança plataforma que integra vigilância em doenças suínas
Embrapa lança plataforma que integra vigilância em doenças suínas
Transição climática neste ano eleva incertezas
Transição climática neste ano eleva incertezas
Força-tarefa orienta população sobre como evitar golpes do IPVA
Força-tarefa orienta população sobre como evitar golpes do IPVA
País bate recorde histórico nas exportações de frutas
País bate recorde histórico nas exportações de frutas
Fapemig lança maior chamada para promover pesquisas
Fapemig lança maior chamada para promover pesquisas
Seleção genética reforça o controle do carrapato em bovinos e reduz perdas
Seleção genética reforça o controle do carrapato em bovinos
Exames médicos e psicológicos para CNH têm queda no valor
UFVJM anuncia vagas remanescentes em Janaúba
Norte de Minas se destaca na Rede Sebrae
Desenhista montes-clarense na estrada há mais de 30 anos
Supermercados preocupados com a falta de produtos básicos
Um novo ano, um novo Compromisso
Unimontes anuncia inscrições para 409 vagas pelo Sisu
Montes Claros oferece diversas opções de Réveillon em 2025
Unimontes divulga lista do Vestibular com 1.484 candidatos aprovados
Carne suína inicia ano com preços pressionados por alta oferta
North acelera e reforça ataque
Irmão assassina outro com facada por causa de som alto
Minas dispara na liderança e energia solar chega a quase 2 milhões de unidades