Nesse domingo (7), Montes Claros recebeu mais uma edição do desfile cívico-militar de sete de setembro. Estavam presentes o prefeito Guilherme Guimarães, o vice Otávio Rocha Machado, secretários municipais e demais autoridades. A atração comemorou os 203 anos de independência do Brasil.
O prefeito Guilherme Guimarães revistou a tropa e autorizou o desfile. Acompanharam o prefeito nessa ação os comandantes da Polícia Militar, do Exército e do Corpo de Bombeiros.
O desfile aconteceu pela manhã na Avenida Deputado Esteves Rodrigues (Sanitária), no Bairro Melo.
Compuseram o desfile 23 instituições de ensino públicas e particulares e 22 organizações não governamentais (ONGs), como Ademoc, Lions Club e Clubes Rotary de Montes Claros, além de integrantes do 55º Batalhão de Infantaria do Exército Dionísio Cerqueira, incluindo veteranos do EB do 55º BI, Polícias Civil, Militar, Rodoviária e Federal, Polícia Penal, SAMU, Corpo de Bombeiros, entre outras.
Estiveram presentes também o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Minas Gerais), órgão vinculado à Policia Militar, Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM) com sua fanfarra e Guarda Municipal.
O comandante Dante Sarubi Filho, do Exército, ressaltou a grandiosidade do evento: “Considero a atração importantíssima para demonstrarmos os valores patrióticos de todas as instituições, todas elas integradas com o município. Para mim, o desfile comprova a grandeza cívica da cidade de Montes Claros”, ressalta.
O chefe de comunicação da Polícia Militar, capitão, Bacharel em Direito, Gestor Público e Ambiental Escritor Músico e Karateca Michael Sthepan.
Stephan, reforça a importância da instituição na sociedade civil através do desfile: “Nós somos a presença que protege, para que juntos com o povo mineiro possamos construir a paz social em nossa cidade”, pontua”
Leucimar Ribeiro, natural de Coração de Jesus, morador de Montes Claros, gostou muito da atração: “O desfile está maravilhoso. A organização está de parabéns”.
Raquel Oliveira, de Montes Claros, se impressionou com a dedicação dos participantes: “As pessoas têm se empenhado para participar do desfile, para manter essa atração ativa”
Iraci Luzia dos Santos, de São Paulo, residente em Montes Claros desde criança, afirmou que o desfile de sete de setembro é muito marcante para ela: “Na década de 1960, eu estudava no Instituto Norte Mineiro de Educação e lá, eu aprendi questões elementares de patriotismo, assim como o valor da nossa cultura, através do Desfile da Independência. Nessa fase de minha vida, participava ativamente do movimento, aprendendo o valor real de ser cidadã”.