O sepultamento do promotor de Justiça aposentado, Noraldino Rocha Machado, nesse domingo pela manhã, no cemitério do Bonfim, em Montes Claros, teve a presença de políticos, que lamentaram a morte do pai do vice-prefeito Otávio Rocha Machado, do PP e foram se despedir dele. Entre os presentes, o prefeito Guilherme Guimarães, do União Brasil, os deputados estadual Arlen Santiago, do Avante, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o federal Delegado Marcelo Freitas, presidente do União Brasil em Minas, os vereadores Claudim da Prefeitura, do Cidadania, Raimundo do INSS, do PDT, Odair Ferreira, do União Brasil e Marlus do Independência, do PSD. A Maçonaria foi representada pelo jornalista Hélio Machado, presidente do Conselho de Veneráveis do Norte de Minas (Convenorte).
A Prefeitura de Montes Claros manifesta profundo pesar pelo falecimento do Dr. Noraldino Rocha Machado, ilustre promotor de Justiça, professor e advogado, cuja vida foi dedicada ao fortalecimento da cidadania, à defesa da Justiça e à formação de gerações de profissionais do Direito. Sua trajetória exemplar, pautada pela ética, competência e compromisso com o bem público, deixa marcas indeléveis na história de nossa cidade e no coração daqueles que tiveram a honra de conviver com ele. Neste momento de dor, a Prefeitura de Montes Claros se solidariza com os familiares, amigos e colegas, rogando a Deus que conforte a todos diante desta irreparável perda”, afirma a nota.
Através de nota, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) comunicou, com profundo pesar, o falecimento de Noraldino Rocha Machado, promotor aposentado e professor aposentado do curso de Direito, pai do vice-prefeito e ex-professor do curso de Direito Otávio Rocha Machado, e tio do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha.
“Neste momento de consternação, a Unimontes manifesta seu reconhecimento à trajetória ilibada e à significativa contribuição do Sr. Noraldino Rocha Machado ao mundo jurídico, à promoção da justiça e ao ensino superior. O reitor, o vice-reitor, os integrantes da gestão superior, professores, acadêmicos e servidores técnico-administrativos, em especial os colegas do curso de Direito, lamentam profundamente a inestimável perda e expressam solidariedade e sentimentos à família enlutada”, encerra a nota.
MAÇONARIA – Presidente do Convenorte, o jornalista Hélio Machado, natural do distrito de São Pedro da Garça, representou a Maçonaria da região no velório e sepultamento do promotor aposentado e professor de Direito da Fadir, Noraldino Rocha Machado, seu conterrâneo do distrito e amigo. Ao se manifestar durante o velório, o jornalista retroagiu aos tempos de criança, no distrito, ao lembrar que Noraldino o levava para a procissão durante os festejos religiosos, seguro pela mão quando tinha 3 anos de idade. Também fez referências à amizade de Noraldino e seus familiares, como o pai do jornalista, Galdino Machado e a mãe, Elza Oliveira Maia.
Disse que amizade sólida com o promotor apresentado se manteve ao longo dos anos e todas as vezes que se encontravam colocavam a prosa em dia, comentando sobre São Pedro da Garça, como também questões políticas. O presidente do Convenorte externou os pêsames da Maçonaria à família de Noraldino, de forma especial ao filho, o vice-prefeito Otávio Rocha Machado e ao genro, o oftalmologista Emerson Guimarães, obreiros de lojas maçônicas de Montes Claros.