A Polícia Civil promoveu, nessa quarta-feira (28), a primeira ação do “Projeto Convivência Harmoniosa”, na Unidade de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes Gerolina Leles de Castro Tércio (Uaica), em Espinosa, no Norte de Minas. Durante a ação, foi realizada dinâmica com perguntas e respostas e premiação com brinquedos.
O delegado Eujecio Coutrim, gerente do projeto, disse que o modelo foi pensado visando à prevenção de atos infracionais e à intervenção social de crianças e adolescentes que estão recolhidos na Uaica. “O projeto visa desenvolver estratégias a serem executadas pelos servidores da Polícia Civil em Espinosa, que querem contribuir socialmente por meio de uma metodologia de acolhimento”, disse Coutrim.
Ainda segundo o delegado, os objetivos principais do projeto são: reduzir a incidência de atos infracionais dentro da unidade de acolhimento; auxiliar na convivência harmoniosa entre os acolhidos, considerando suas diferentes realidades e históricos; e promover ações para sensibilizar as crianças e adolescentes acolhidos sobre a importância da convivência pacífica e cooperação mútua.
A equipe pretende realizar uma ação no local a cada mês do ano e, ainda, conduzir entrevistas semiestruturadas com os acolhidos para compreender as perspectivas, necessidades e desafios individuais desses adolescentes. Posteriormente, também serão implementadas ações com atividades lúdicas e práticas para promover a integração e fortalecer a resiliência dos acolhidos, provendo uma solução efetiva por meio da prevenção.
Por fim, o delegado disse que a PC vem atuando na repressão aos atos infracionais que ocorrem no local, contudo, sensível ao papel de polícia comunitária, o projeto foi desenvolvido, introduzido e bem recebido pelos adolescentes e sociedade. “Esperamos, com isso, viabilizar a integração entre as crianças e os adolescentes acolhidos, melhorando o convívio entre eles durante o período de permanência na Uaica”, pontuou.