O ano começou com menos acidentes nas estradas estaduais mineiras do que 2023, porém sem motivos de comemoração. A cada dia foram registrados 22 acidentes no Estado, ou seja, 2.708 de janeiro até o momento. Em todo o ano passado foram 7.129. Os dados foram divulgados pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) nessa quinta- -feira (2/5), no lançamento da Campanha Maio Amarelo, com o objetivo de reduzir acidentes e infrações de trânsito. O tema deste ano é “A Paz no Trânsito Começa por Você”.
No Norte de Minas, a campanha foi lançada em uma praça de pedágio na BR-135, em Montes Claros, junto com a concessionária que administra a via e equipe de patrulhamento de trânsito urbano do 50⁰ BPM. A campanha vai até o final do mês e busca conscientizar motoristas e pedestres com ações educativas, além de fiscalização nas estradas e vias urbanas.
Segundo o tenente-coronel Aleixo Junior, 1.200 militares vão atuar em mais de 30 quilômetros de rodovias estaduais e federais delegadas ao Estado. “Todo o nosso efetivo vai estar nas estradas, em pontos estratégicos, fazendo blitzes para averiguar as condições do condutor, bem como se houve uso de bebidas alcoólicas, drogas, se está com a documentação regular e também as condições dos veículos, tudo isso para garantir um transporte seguro”, disse.
Até o dia 1 de maio de 2024, Minas Gerais já tinha registrado 2708 acidentes de trânsito, com 293 mortes. Segundo a estimativa da Polícia Militar Rodoviária de Minas Gerais, neste ano, devem ocorrer 7.129 acidentes e 712 óbitos. No ano passado, foram 9.254, com 1001 óbitos. Segundo tenente coronel, as principais causas desses acidentes são embriaguez, falta de atenção, uso de celular e ultrapassagem em locais proibidos.
“Todos precisam entender que a segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos, e, pelo código de trânsito, é necessário priorizar a segurança dos pedestres e depois dos veículos menores para os maiores, respeitando o espaço de cada um”, acrescentou.