A Polícia Militar de Meio Ambiente resgatou 80 pássaros que estavam em uma casa, localizada no bairro Ibituruna, em Montes Claros. No criatório de aves silvestres, foram apreendidas 75 gaiolas e 11 armadilhas. Conforme o sargento da PMMA, Wedson Rodrigues da Rocha, os animais foram encontrados presos em gaiolas. Eles são das espécies Tico-Tico, Azulão, Trinca-ferro, Encontro, Coleirinho, Galo-de-campina, Baiano, Sporophila, Bico de veludo, Fim-fim e Saíra-amarela. Os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), sendo necessário três veículos para fazer o transporte devido à grande quantidade.
“A casa foi encontrada após recebermos denúncia anônima relatando que eram mantidos em cativeiro uma grande quantidade de pássaros. No local, conseguimos fazer a abordagem, o proprietário afirmou que tinha os pássaros, e que a finalidade não era para comércio, mas porque gostava de criar”, disse o sargento.
Ainda de acordo com o militar, os pássaros eram mantidos com pouca comida e a água não estava em condições adequadas. “A água estava imprópria para consumo, as gaiolas todas sujas, e localizamos dois pássaros mortos porque estavam no sol. Isso por si só já configura maus tratos”.
Os animais serão avaliados e vão passar por tratamento. Quando recuperados, serão devolvidos à natureza. Além de multa o homem deve responder pelos crimes de cativeiro ilegal e maus tratos com agravante dos óbitos.