A Polícia Militar ampliou o seu projeto de Rua Segura na Rua Simeão Ribeiro (Quarteirão do Povo) Centro de Montes Claros. Na última semana de dezembro de 2023, a corporação realizou a entrega de novas placas aos lojistas que aderiram à ampliação da Rede de Proteção Preventiva (RPP). Numa cerimônia formal no ambiente da própria rede, foi concretizada a instalação dessa importante ferramenta de pacificação e segurança social.
Na oportunidade, o tenente-coronel Luciano Magalhães Chaves, acompanhado de vários policiais do 10º Batalhão de Polícia Militar exaltou a iniciativa da PM em consolidar a aproximação dos lojistas por meio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Prefeitura. Contudo, agradeceu todo o apoio dos novos integrantes da rede, inclusive expressando a sua satisfação de estar morando em Montes Claros, cidade que não conhecia e hoje sente um montes-clarense de coração.
O oficial destacou que a ideia principal da rede é “lojista protegendo lojista”, quando cada empresário e colaboradores se tornam várias “câmeras vivas”, atuando de forma mútua e comprometida, alertando sobre a presença de pessoas e veículos suspeitos. Para isso, a PM utiliza a central de operações da PM e um grupo de WhatsApp e outras estratégias, impedindo e dificultando a ação de infratores.
Além disso, continua o tenente-coronel, “em todos os casos, os lojistas farão contato com o efetivo da Polícia Militar, que, com as informações recebidas, direcionará sua atuação pontualmente e para onde for necessário garantir e manter a ordem pública”. Ele ressaltou também que a participação de todos os lojistas e colaboradores é fundamental para reduzir os índices de criminalidade nos locais onde será implementada a Rede de Proteção Preventiva.
O objetivo é, ainda, fazer com que cada cliente recupere a sensação de segurança e adquira o sentimento de participação solidária e voluntária. Assevera- -se que a RPP está recebendo o apoio da Prefeitura, a qual se fez presente no evento com sua equipe, o vice-prefeito Guilherme Guimarães; o presidente da Câmara, Júnior Martins, vereador Valdecy Contador, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edilson Torquato e agentes da MCtrans. Também estiveram presentes empresários/colaboradores e a imprensa.
O vice-prefeito Guilherme Guimarães, que representou o prefeito Humberto Souto, enfatizou a sua satisfação diante da parceria com a PM e a CDL, garantindo mais apoio na Rede de Proteção e projeto Rua Segura da PM no Quarteirão do Povo, hipecentro da cidade.
Por sua vez, o presidente do CDL, o empresário Ernandes Ferreira Silva celebrou a segurança – doravante – no Quarteirão e adjacências – jurisdição com grandes números de joalherias, relojoarias, butiques, lanchonetes, livrarias, farmácias e o tradicional Café Galo, ponto das resenhas políticas e esportivas – são locais que, em ocasiões como: dia das Mães – Pais – Natal – Crianças e Namorados, conta com imenso movimento, que em tese, ficavam vulneráveis aos ataques dos criminosos.
Para os frequentadores do local, eles entendem que, as câmeras e a presença constante das duplas mais conhecida como “Cosme e Damião” da PM irão de certa forma inibir a atuação dos golpistas e ladrões, com um comércio movimentado com várias lojas até a Praça da Matriz, Correios de Montes Claros. Disque Denúncia Central de Operações (Copom) da PM: 190 – Sigilo absoluto – Ajude a Polícia Militar a prender suspeitos e recuperar bens de vítimas de crimes. Denuncie!