As articulações para a sucessão municipal em Montes Claros se intensificam a poucos dias do prazo final determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização das convenções visando à definição das chapas que vão concorrer à Prefeitura. A novidade é que o PL lançou a produtora rural Patrícia Fuji como pré-candidata a vice-prefeita na chapa do superintendente licenciado da Santa Casa, Maurício Sérgio Souza e Silva. O PL é o único partido que escolheu uma mulher para o cargo de vice, com o objetivo de valorizá-las e estimulá-las a participar mais efetivamente da política. A chapa será oficializada na convenção municipal, neste domingo, 4, das 9 às 12, em espaço na Avenida Norival Guilherme Vieira, no bairro Ibituruna. O eleitorado feminino é maioria com mais de 51% na cidade, de acordo com levantamento do TSE.
Presidido em Montes Claros, pelo produtor rural Álvaro Veloso, o PL vinha se reunindo em busca de composições para definir o nome para compor a chapa com Maurício da Santa Casa e alguns nomes foram analisados. Contudo, o partido chegou à conclusão de que deveria dar mais espaço à mulher que pretende se inserir cada vez mais na vida pública, disputando cargos eletivos. E o nome escolhido após análises das mulheres do PL foi de Patrícia Fuji, que de início pretendia concorrer à cadeira na Câmara Municipal, mas aceitou convite para compor como vice.
O PL reuniu os pré-candidatos a prefeito e a vereador na tarde/ noite dessa segunda-feira, em seu escritório para anunciar o nome de Patrícia Fuji como companheira de chapa de Maurício da Santa Casa. A escolha teve aprovação unânime dos pré-candidatos a cadeiras na Câmara Municipal. Ao explicar a decisão, Álvaro Veloso disse que ela é produtora rural, representante do Agronegócio, tem relevantes serviços prestados ao setor e vai agregar valor à chapa neste aspecto. Além disso, afirma, a escolha significa estimular a participação mais concreta da mulher na política, como também valorizar o eleitorado feminino, maioria do colégio eleitoral na cidade.
Segundo Álvaro Veloso, a escolha de Patrícia Fuji faz parte da estratégia do PL de contribuir, a partir das eleições municipais de outubro próximo, para maior inserção da mulher na vida pública. Disse ainda que a escolha de uma mulher para compor a chapa foi uma das sugestões do deputado federal Nikolas Ferreira, do PL, mais votado do país com 1,5 milhão de votos e majoritário em Montes Claros, nas eleições de 2022 com mais de 22 mil votos. Ele veio à cidade no primeiro semestre e participou do lançamento dos pré-candidatos do partido, no encontro regional do PL, realizado no Espaço OAB, que ficou lotado.
CONVENÇÃO – Com a chapa definida, o PL se mobiliza para a convenção no próximo domingo, em espaço no bairro Ibituruna, para a oficialização das candidaturas a prefeito, vice e vereadores. O partido pretende fazer uma festa democrática com todos os seus integrantes vestidos de verde e amarelo. De acordo com o presidente Álvaro Veloso, a sigla vai iniciar oficialmente com a convenção, a largada rumo às urnas, em 6 de outubro, em busca do protagonismo. Ele espera que o PL, representante da direita na cidade, tenha bom desempenho nas urnas, para eleger seus candidatos.