[views count="1" print="0"]

PC e TJ assinam Portaria para expansão do PPJe

O Governo de Minas Gerais, a Polícia Civil e o Tribunal de Justiça (TJMG) assinaram Portaria Conjunta para a expansão do Procedimento de Polícia Judiciária eletrônico (PPJe).

O Governo de Minas Gerais, a Polícia Civil e o Tribunal de Justiça (TJMG) assinaram Portaria Conjunta para a expansão do Procedimento de Polícia Judiciária eletrônico (PPJe). O PPJe é uma iniciativa estratégica da PC, acompanhada diretamente pelo Governo do Estado, cujo objetivo é otimizar e acelerar as investigações criminais. Por meio desse novo modelo, o procedimento de polícia judiciária é integralmente produzido em sistemas eletrônicos, com tramitação em plataformas tecnológicas utilizadas pelo Sistema de Justiça Criminal.

Na ocasião da assinatura da Portaria, a chefe da PC, delegada-geral Letícia Gamboge, exaltou o novo sistema como um “divisor de águas” no âmbito institucional. “Trata-se de um marco histórico para a Polícia Civil de Minas e para o estado”, exaltou.

Já o governador do estado, Romeu Zema, ressaltou os benefícios do novo sistema, mais moderno e eficiente. “Será um serviço fundamental para melhorar a segurança pública em Minas Gerais e trazer benefícios para todos, com mais agilidade nos processos e mais punibilidade”.

O presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, explicou que a Portaria assinada hoje decorre de um Termo de Cooperação único no Brasil, entre os poderes Executivo e Judiciário.

A assinatura da Portaria contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a chefe adjunta da PC, delegada-geral Rita de Cássia Januzzi; o delegado assistente da corporação, delegado-geral Aloísio Daniel Fagundes; o corregedor-Geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; a secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Luísa Barreto; o secretário de Estado de Casa Civil Marcelo Aro; e o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública Rogério Greco.

PPJe – Atualmente, procedimentos do tipo EAMP, TCO, BOC, AAFAI e PAAI já tramitam integralmente por meio digital, o que impactou em uma economia aos cofres públicos com a eliminação da impressão de autos e de traslado por meio físico.

Os procedimentos do tipo IP e APFD estão em fase de projeto-piloto, com expectativa de ampliação para todo o estado até meados de 2025. A expectativa é de que todos os procedimentos investigativos de Belo Horizonte passem a tramitar de forma virtual até junho de 2024.

Nesse ínterim, a PC está capacitando servidores policiais e administrativos para a nova realidade tecnológica, por meio da plataforma de EAD da Academia de Polícia Civil (Acadepol). O PPJe foi incluído no Protocolo Justiça Minas Integrada, que tem como pressuposto a junção de esforços entre os Poderes Judiciário e o Executivo para a execução de iniciativas que tragam benefícios para a população mineira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Semi-reboque de caminhão atinge carro e mata motorista
Semi- reboque de caminhão atinge carro e mata motorista
Manifestação contra acidentes interdita trecho da rodovia 251
Manifestação contra acidentes interdita trecho da rodovia 251
Mercadorias avaliadas em R$ 600 mil são apreendidas pela Receita
Mercadorias avaliadas em R$ 600mil são apreendidas pela Receita
Perseguição policial termina com dois presos após assalto
Perseguição policial termina com dois presos após assalto
Carro roubado em Salinas apreendido em Taiobeiras
Carro roubado em Salinas apreendido em Taiobeiras
Jovem executado com 16 tiros dentro de carro
Jovem executado com 16 tiros dentro de carro
Incêndio atinge mata perto do Parque da Lapa Grande
Incêndio atinge mata perto do Parque da Lapa Grande
Condenado por homicídio na cidade preso na região Metropolitana de BH
Condenado por homicídio na cidade preso na região Metropolitana de BH
Menina de 3 anos solta a mão do pai e acaba atropelada por moto
Carreta capota e vítimas são socorridas pelo SAMU
PM se compromete a analisar situação
Foragido da Justiça recaptura dona garupa de moto na BR-135
Tenta defender a esposa de abuso e acaba sendo morto com tiro
Preso suspeito de tentativa de homicídio em Porteirinha
Motociclista morre após bater em cavalo
Motorista preso na BR-135 com comprimidos de rebite
BR&040 será 100% duplicada até 2031 
Deputado destaca liderança de Minas em energia solar na transição para economia verde
Estacionar custa caro em Juiz de Fora 
Cisnorje/Samu sob calamidade financeira 
Timóteo suspende licitação de hospital