A implementação do Projeto “Estruturação das Atividades de Preservação Ambiental da Coocrearp e dos Municípios na reserva de desenvolvimento sustentável – RDS Nascentes Geraizeiras”, visa assegurar a proteção e defesa dos interesses difusos e coletivos. Com este objetivo, foi celebrado o convênio na noite dessa terça-feira, pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams) e Ministério Público do Estado de Minas Gerais, através da Procuradoria-Geral de Justiça, com Interveniência do Fundo Especial do Ministério Público de Minas Gerais (Funemp).
Esta celebração visa a preservação do meio ambiente através da estruturação física com equipamentos e implementos e da oferta de apoio técnico para as atividades da Cooperativa de Agricultores, Coletores e Restauradores Agroextrativistas do Alto Rio Pardo (Coocrearp), situada em Montezuma e dos demais municípios beneficiados pela RDS Nascentes Geraizeiras.
A meta é fortalecer a capacidade de atuação e de articulação intersetorial da Coocrearp; – aprimorar sua atuação na defesa e restauração do meio ambiente por meio da estruturação física, para garantir condições de trabalho, segurança e escoamento de sementes, fomentando o reflorestamento e disseminação de mudas do Cerrado para outras regiões através da equipagem do viveiro de mudas, garantindo o apoio técnico qualificado para desenvolvimento de atividades administrativas e coletivas para fortalecimento do trabalho cooperado.
O Cimams ficou responsável por realizar a contratação para a aquisição dos bens/serviços necessários à estruturação do projeto com vistas à consecução das atividades relacionadas ao projeto. O presidente do Consórcio e prefeito de Patis, Valmir Morais de Sá, destacou mais uma parceria firmada com o Ministério Público em favor da população do Norte de Minas. “Nossa região precisa de ações como esta que além de ajudar a preservar o meio ambiente possibilita aos geraizeiros emprego e renda. Essas parcerias são importantes e o nosso Consórcio está sempre pronto para firmá-las”.
NASCENTES GERAIZEIRAS – A Reserva de Desenvolvimento Sustentável – RDS Nascentes Geraizeiras é a primeira e única reserva formalmente constituída no Brasil que visa à proteção do bioma Cerrado e tem importante papel na preservação e revitalização dos aquíferos do Norte de Minas, cuja escassez de água é histórica. Estruturar as atividades de preservação ambiental da Cooperativa de Agricultores, Coletores e Restauradores Agroextrativistas do Alto Rio Pardo (Coorearp) e dos municípios na região da RDS Nascentes Geraizeiras é condição fundamental para a continuidade das atividades de preservação ambiental já empreendidas pelo grupo, tendo em vista as precárias condições de operação em que atuam, sem espaço adequado para acondicionamento das sementes, bem como as dificuldades no tocante ao seu escoamento e também para o aprimoramento das técnicas já elaboradas e desenvolvidas, que, inclusive, são objeto de pesquisa por universidades e órgãos de outros estados e regiões do Brasil.