[views count="1" print="0"]

Parasitas ameaçam a saúde e produtividade da pecuária

Os parasitas representam uma das principais ameaças à saúde dos bovinos, afetando diretamente a produtividade e a rentabilidade da pecuária.

Os parasitas representam uma das principais ameaças à saúde dos bovinos, afetando diretamente a produtividade e a rentabilidade da pecuária. De acordo com Renato Coser, médico-veterinário e gerente de vendas da unidade de grandes animais da Syntec, esses organismos podem ser internos, como vermes gastrointestinais, ou externos, como carrapatos e moscas. Ambos causam uma série de problemas que resultam em prejuízos financeiros consideráveis para os produtores rurais.

Um dos efeitos mais preocupantes da infestação parasitária é a redução no ganho de peso dos animais. “O comprometimento da saúde geral causado pelos parasitas interfere na eficiência alimentar, uma vez que os bovinos não conseguem converter os nutrientes de maneira eficaz em massa corporal. Isso impacta diretamente a produção de carne e, consequentemente, a rentabilidade da propriedade”, explica Coser.

Outro impacto significativo envolve a fertilidade. A presença de parasitas compromete a condição reprodutiva dos animais, causando o atraso no ciclo de cio das fêmeas, o que resulta em taxas de natalidade mais baixas. “Além de diminuir o número de bezerros no rebanho, isso afeta também a produção de leite”, alerta o veterinário.

A situação é ainda mais complexa, pois os parasitas são transmissores de doenças que demandam tratamento veterinário constante, elevando os custos com medicamentos e cuidados. A resistência crescente aos antiparasitários adiciona um novo desafio, exigindo investimentos em estratégias de controle e manejo cada vez mais eficazes.

“Os prejuízos econômicos relacionados às infestações parasitárias são consideráveis. Além dos custos diretos com a saúde dos animais, existem perdas indiretas, como a diminuição da qualidade da carne e a redução da produção de leite”, observa. Para mitigar esses efeitos e garantir a sustentabilidade da produção, a adoção de estratégias de manejo integrado, que envolvem o controle dos parasitas e a melhoria das condições de alimentação e manejo, é fundamental.

Visando auxiliar os pecuaristas na luta contra os parasitas, é oferecida em seu portfólio, um endectocida de alta concentração e longa ação, indicado para combater ectoparasitas, como o carrapato Boophilus microplus e o Dermatobia hominis (berne), além de atuar contra os nematódeos gastrintestinais. Essa solução contribui para o controle eficaz das infestações, ajudando a minimizar os impactos negativos sobre a produção e a saúde dos bovinos.

Os parasitas representam uma das principais ameaças à saúde dos bovinos, afetando diretamente a produtividade e a rentabilidade da pecuária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Cidade registra média histórica
Cidade registra média histórica de 200,7 mm
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Comércio de Montes Claros tem horário especial
Comércio de Montes Claros funciona em horário especial
Fiscalização do Procon-MPMG aponta irregularidades em postos de combustíveis
Fiscalização aponta irregularidade sem postos de combustíveis da região
Agência Móvel da Copasa chega a Montalvânia
Agência móvel da Copasa chega a Montalvânia
Bazar Presente é realizado neste fim de semana no bairro Canelas
Bazar Presente reforça solidariedade em MOC
Grande mutirão finaliza ações contra a dengue
Grande mutirão finaliza ações contra a dengue
Governo entrega Medalha dos Gerais em Matias Cardoso
Montes Claros ganha neste sábado o Leo Clube
Padre recebe Título de Cidadão Honorário
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
INMET divulga alerta para 114 cidades da região
Unicef discute baixa cobertura vacinal no Norte de Minas
Agro brasileiro no centro das discussões globais 
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Cidade registra média histórica de 200,7 mm
Uberlândia com bebês abaixo do peso 
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG