A Polícia Civil deflagrou, nessa terça-feira (27/8), a operação Shamar para intensificar o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher durante o mês de agosto em Montes Claros. No curso da operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um homem foi preso em flagrante por descumprimento de medida protetiva.
De acordo com a PC, a prisão do investigado ocorreu após o suspeito ameaçar a vítima, de 32 anos. “O homem é agiota e estaria ameaçando a vítima de divulgar fotos íntimas dela e forçando-a a se encontrar com ele para o pagamento de dívidas”, explicou a PC. Uma equipe da Delegacia Especializada, além dos mandados de busca e apreensão, realizou 15 visitas com objetivo de apurar denúncias anônimas de estupro, tentativa de estupro e agressões físicas.
AGOSTO LILÁS E OPERAÇÃO SHAMAR – A ação dessa terça faz parte do calendário de atividades da campanha Agosto Lilás, mês dedicado à luta contra a violência de gênero. Já a operação Shamar é um esforço nacional que busca proteger e garantir a segurança das mulheres. Shamar é uma palavra hebraica e significa cuidar, aguardar, proteger e vigiar.
CANAIS DE DENÚNCIA – A Polícia Civil reafirma a importância da participação da comunidade no enfrentamento da violência contra a mulher, disponibilizando diversos canais para denúncias anônimas. Os casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres podem ser denunciados à PC por meio das Deams e das delegacias de polícia (nos locais onde não há delegacia especializada).
O registro também pode ser feito pelos disques 180 ou 181 e pela Delegacia Virtual, nos casos de ameaça, vias de fato/lesão corporal e descumprimento de medida protetiva. Ainda, no âmbito do 11º Departamento de Polícia Civil, as denúncias podem ser realizadas por meio do projeto “Chame a Frida”, implantado em todos os municípios do Departamento.